quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Conheça a bicicleta que se originou a partir de um “carro”

- Publicidade -

O jornalista Pedro Cerqueira, do jornal Estado de Minas, fez um estudo sobre os publicitários da agência espanhola Lola Madrid, que acabam de conceber a divisão “Lola Hace”, com área de concentração no projeto e execução de produtos que facilitam a vida das pessoas, em suas próprias palavras. O primeiro produto a sair dessa fornada criativa será uma bicicleta, produzida a partir de peças coletadas em desmanches de automóveis. Mas, por que uma agência de publicidade iria se aventurar a fabricar bicicletas?

O objetivo da Lola Hace é inserir em seus produtos a sua visão peculiar, que é atribuir a eles um valor emocional. Essa estratégia é considerada muito mais eficaz do que tornar determinado produto desejável de forma racional, elencando, por exemplo, seus benefícios. A estratégia está presente no vídeo de divulgação da Bicycled, nome atribuído à “magrela” feita a partir de peças de carro, que pode ser visto no site bicycledbikes.com.

O vídeo, com duração de pouco menos de um minuto e meio, começa mostrando automóveis abandonados. O corte seguinte, leva a pessoa à oficina da loja da Lola Hace. Corta daqui, solda dali, tira-se rebarbas, lixa e pintura. As rodas, pneus e pedivela são peças novas. Com o auxílio de uma braçadeira, parte de uma lanterna é fixada na traseira da bike. O recorte do revestimento do banco é colado no selim e no guidão. Nesse último, longas tiras enroladas com capricho fazem um acabamento de muito bom gosto.
Ecológica
Os apelos que dão valor emocional à Bicycled são vários, a começar pela pegada ecológica da reciclagem: a destinação correta  ao que antes era lixo. Quadro e garfos são feitos  a partir das peças metálicas do carro. O estofamento serve para encobrir o selim e o guidão. As luzes e as maçanetas também são aproveitadas. A corrente da bicicleta é feita com uma correia de distribuição. E o próximo ato de pedalar um veículo elimina a queima de combustíveis que resultaria na emissão de gases nocivos à saúde e ao meio ambiente

Única

 O fato de as bicicletas serem fabricadas de forma artesanal também é um atributo positivo , tanto no fator social, visto que, além de gerar postos de trabalho ele resgata um modo de produção em extinção, quanto no valor atribuído a um objeto feito à mão. Como cada bicicleta nasce de um variado, porém não uniforme acervo de peças, juntando a criatividade de um artesão, cada “magrela” se torna uma peça única.

Não obstante a falta de previsão de preço, nos primeiros três dias depois que a ideia foi lançada, havia mais de 400 interessados na bicycled. Se você gostou da iniciativa e tem algum talento manual e algumas ferramentas na garagem, mãos à obra! Caso prefira comprar pronta, vá ao site bicycledbikes.com, tire suas dúvidas e coloque seu nome na lista de espera.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas