terça-feira, 23 de abril, 2024
32.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Conhecendo os rivais

- Publicidade -

Everaldo Lopes [[email protected]]

Ainda sem datas de toda a tabela de jogos montadas, os clubes que vão disputar a temida série “C” do Brasileirão 2015 já sabem quem serão seus adversários, e a largada, que acontece em um sábado, 16 de maio. No caso do futebol potiguar, que tem no América o único representante (o futebol cearense tem dois – Icasa, que caiu ano passado, e o Fortaleza, que há cinco anos vem tentando um dia retornar à “B”, mas sem sucesso. Como sempre, o temor dos disputantes recai no mata mata, ao que consta está mantido ainda uma vez este ano. O pior dessa decisão  é que o clube pode fazer campanha excepcional, mas se fraquejar perde a chance, e aí a pancada é pra derrubar. O América está no grupo “A”, fazendo companhia à Águia de Marabá, ASA de Arapiraca, Botafogo/PB, Confiança/SE, Cuiabá/MT,  Fortaleza, Icasa/CE, Salgueiro/PE e Vila Nova/GO. Senão todos, pelo menos alguns dos adversários são conhecidos dos rubros, mas nessas horas todos são desconhecidos e perigosos, principalmente jogando nos seus domínios.  Como o formato da “C” é o mesmo, a maioria dos participantes conhece as artimanhas e a hora de “fazer das tripas, coração”, segundo velha máxima do futebol.

RECORDE RARO
Se tivesse acontecido numa pelada de subúrbio,  num encontro de times pequenos ou um amistoso sem expressão, admitia-se, porém nunca num clássico do futebol espanhol, jogo reunindo dois clubes tradicionais –  Atlético de Madrid e Valência, ambos com títulos festejados.   Surpreendente, foram duas penalidades máximas em dois minutos, assinaladas pelo árbitro, sem revelar qualquer constrangimento. Os dois pênaltis contra o mesmo time. Na primeira cobrança, defesa extraordinária do goleiro atleticano, na segunda o goleiro não conseguiu defender. 

FRASES DE EFEITO
O blog de Emilson Tavares (o versátil E.T.)  continua arrasando. Ele foi lá no fundo do baú (sem ser o do pesquisador Ribamar Cavalcante) e trouxe à tona um dos melhores  versos de  Chico Buarque de Holanda, antes citando frase do deputado federal Rogério Marinho: “ Se este governo, além de corrupto, é ruim, e isso piora a situação, porque se fosse apenas corrupto, a gente ainda conseguiria viver…”   E aí vêm os versos de Chico: “Mesmo com toda fama, com toda brahma, com toda cama, com toda lama, a gente vai levando, a gente vai levando essa fama…”. A perspicácia do E.T. é afiada.

Os 50 anos
Enquanto três clubes do RN, com orgulho vivem neste 2015 os seus 100 anos de existência, para a Rede Globo de Televisão, fundada há 50 anos “o futuro é todo dia.” Com esse slogan, a emissora líder em audiência no país dá a largada para as comemorações de seu cinquentenário de fundação, que serão completadas no dia 26 de abril. O primeiro vídeo, narrado pela atriz e escritora Fernanda Torres, foi exibido no último bloco do Fantástico, no final da noite do domingo que passou.

Após várias indagações sobre o que virá, a narração flerta com o telespectador: “A certeza é de que “o futuro vai continuar sendo emocionante junto com você”, frisa a emissora.   A ideia é mostrar que, não importa o quanto a tecnologia avançar, atitudes simples serão sempre valorizadas, como conversar com amigos, rir, torcer, se comover.

Os 50 ANOS II
Em sintonia com a presença de personagens gays na maioria de suas novelas, a TV Globo incluiu no clipe a rápida imagem de um casal de homens de mãos dadas. Depois das imagens de pessoas em situação de expectativa (o nadador a ponto de saltar na piscina, a estudante na chegada ao seu primeiro dia de aula, o escritor diante da página em branco no computador, dois adolescentes prestes a dar o primeiro beijo etc, o texto diz: “Todo começo é um desafio, todo recomeço também”. Os vídeos estão disponíveis no canal da emissora, no You Tube. A cúpula do canal quer evitar o clima de nostalgia  sem comparações com o passado. A ordem é celebrar os 50 anos de olho no que a Globo pretende ser nas próximas décadas. Enquanto a emissora não abre espaço pra nenhuma outra concorrente,  a pioneira TV Tupi há anos fechou as portas, saiu do ar. Foi uma queda lenta, até encerrar suas atividades…

HUMOR
A página de esportes dos coleguinhas do “Novo Jornal”  traz uma foto, sugestiva, do ex-treinador do ABC FC, Roberto Fonseca, dispensado a questão de horas, em que Fonseca aparece dando a impressão de estar tapando o nariz, como que querendo dizer “balançaram o pé de fava, tem mau cheiro aqui  …”

HÁ 4 ANOS
Pensando bem, não dá para os americanos lamentarem muito a presença do time  novamente na série “C”. Não faz tanto tempo – em 2011, o presidente era Hermano Morais, a equipe rubra comeu o pão que o diabo amassou, mas retornou logo à “B”.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas