sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Continente americano observou ‘Lua de Sangue’ nesta madrugada

- Publicidade -

A chamada “Lua de Sangue” agraciou o continente americano na madrugada deste terça-feira (15). O eclipse lunar acontece quando a Lua fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado. No Brasil, o fenômeno total foi observado a partir das 3h. O próximo está previsto para o dia 8 de outubro.
#ALBUM-5100#
O últimos eclipse total da Lua ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. Desta vez, ele durou cerca de 78 minutos. Outros três fenômenos iguais devem ocorrer até o ano que vem, aproximadamente, a cada seis meses. Cientistas americanos acreditam que, neste século, ele se repetirá apenas sete vezes.

O fenômeno observado hoje se dá quando a região periférica da Lua ingressa no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar. É durante esse período que o satélite é visto da Terra com uma cor avermelhada, causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem pela atmosfera terrestre – algo similar à coloração que a luz solar adquire nos crepúsculos.

Neste ano também será possível observar dois eclipses do Sol, nos meses de abril e outubro.

Lista de eclipses previstos para 2014:
– 15 de abril
Eclipse total da Lua: visível na parte oeste da África, na parte oeste da Europa, Américas, Austrália e leste da Ásia

– 29 de abril
Eclipse anular do Sol (quando a Lua fica na frente do Sol e se forma um “anel” do Sol em volta da Lua): visível na Antártica e Austrália

– 8 de outubro
Eclipse total da Lua: visível nas Américas, na Austrália e Ásia

– 23 de outubro
Eclipse parcial do Sol: visível na maior parte da América do Norte, no México e na Rússia

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas