quinta-feira, 18 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Contrato será assinado amanhã

- Publicidade -

Isaac Lira – Repórter

O contrato de concessão para construir o terminal de passageiros e cargas do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante será assinado amanhã pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e representantes do Consórcio Inframérica, vencedor do leilão realizado no último dia 22 de agosto. Na prática, a assinatura do contrato é vista como o sinal de que a construção do novo aeroporto ganhará velocidade, com a entrada da iniciativa privada no processo. Segundo o diretor da Engevix, Antonio Droghetti Neto, a conclusão do processo de criação Sociedade de Propósito Específico, formada pelas empresas do Consórcio e que será responsável pela construção e operação do Aeroporto, é o próximo passo.

A construção e o impacto do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante será o tema do projeto Motores do Desenvolvimento, realizado pela TRIBUNA DO NORTE,  Fecomércio/RN, Fiern, Universidade Federal do Rio Grande do Norte,  Governo do Estado e RG Salamanca Capital, com patrocínio da Assembleia Legislativa do RN, Engevix e Petrobras Distribuidora. O Seminário será realizado no próximo dia cinco de dezembro, no auditório  do Hotel-escola Senac Barreira Roxa, na Via Costeira, às 08h. Entre as presenças confirmadas estão o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, os representantes do Consórcio Inframérica, Antoio Droghetti Neto e Martin Eurnekian, o economista Ricardo Amorim, entre outros. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através dos telefones 4006-6120 e 4006-6121. As vagas são limitadas.
Com a assinatura do contrato de concessão, a expectativa é que a obra seja acelerada. O cronograma prevê, inicialmente, 36 meses para o Consórcio Infra-américa construir o terminal de São Gonçalo
Não há ainda uma data específica para o começo da construção de fato dos dois terminais. De acordo com a Engevix, após a formação da SPE, o próximo passo será elaborar o projeto do terminal. Há um prazo de seis meses para que o Consórcio Inframérica termine esse projeto. Posteriormente, os documentos serão remetidos para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Após a elaboração do projeto a ANAC tem um prazo para aprovação e assim que aprovado se inicia a obra”, diz Droghetti (veja entrevista). Uma data anteriormente divulgada pelo Consórcio, através da TRIBUNA DO NORTE, fixa a data do início das obras em agosto de 2012.

Mesmo com toda essa distância do início das obras, o Consórcio Inframérica prevê a criação de  300 a 400 empregos diretos e 150 a 250 indiretos na primeira fase da obra. Uma das prioridades é o uso de mão de obra local na construção. “A política do Grupo Engevix é sempre aproveitar a mão-de-obra disponível na região. Em todo o Brasil, buscamos o apoio de instituições para formação e qualificação de mão-de-obra e em Natal não será diferente. Os detalhes sobre vagas ou funções serão definidos paralelamente à construção do terminal”, explica Antonio Droghetti.

O Consórcio vê na assinatura do contrato um marco para o setor aeroportuário no Brasil, por ser o primeiro a prever a concessão à iniciativa privada. “Será um exemplo por ser a primeira concessão no Brasil. Esta concessão representa um marco não só para o Consórcio Inframérica como para o País. Acredito que este será o primeiro de uma série de investimentos para o desenvolvimento da região”, encerra Droghetti.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas