quinta-feira, 25 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Convites: obra de arte em papel

- Publicidade -

Aldo Peixoto
Repórter especial

O setor de eventos no Brasil teve um crescimento significativo nos últimos 12 anos, ativando diversos segmentos de negócios numa grande cadeia produtiva.  De acordo com a ABEOC BRASIL, essa realidade apresenta ao mercado consumidores que estão cada vez mais experientes e exigentes na busca pela excelência de produtos e serviços. Um segmento cada vez mais promissor no mercado é o de elaboração de convites personalizados, recurso responsável pela primeira impressão de um evento.
Denise Lins tem sido a responsável pelos convites para a festa de premiação dos vencedores do Top Natal desde 2004, o ano da terceira edição da pesquisa sobre marcas
Trabalhando nesta área há quase 30 anos, a alagoana Denise Lins tornou-se uma referência internacional na arte da elaboração de convites para festas de 15 anos, aniversários, casamentos, eventos corporativos e na linha kids. A marca Denise Lins, prestigiada e requisitada mundo afora, há 09 anos é a escolhida para adornar os convites do Top Natal, a premiação das marcas mais lembradas, que acontece no próximo dia 27, às 20h, no Olimpo Recepções.

“Sinto-me como se fosse uma das marcas premiadas pelo Top Natal, afinal, temos sido, ano após ano, a empresa escolhida para elaborar os convites dessa festa tão importante” – afirma Denise Lins. A proprietária da Gráfica Diplomata tem uma personalidade inquieta, ousada e criativa – perfil ideal quando o assunto é a arte de elaborar convites. “Para o Top Natal, o convite tem que ser mais clássico, considerando a elegância, sobriedade e requinte da ocasião, sempre buscando inovação”- diz.

A revolução digital das últimas décadas só contribuiu para fortalecer o mercado de convites. Denise lembra que há 30 anos, uma única empresa no país costumava ser a pioneira na criação de papéis para convites, que eram vendidos para as gráficas, e estas, faziam a impressão em tamanhos hoje considerados pequenos. “A tecnologia sugeriu a mudança nos padrões das cores, relevos, cortes e a impressão, trazendo novas possibilidades” – comenta a empresária, com a expertise adquirida em décadas de muito trabalho.

A mesma tecnologia promoveu a globalização e a Internet, estendendo o olhar de Denise para aquilo que o mercado de convites realiza no mundo. “Hoje, podemos ter nosso próprio banco de imagens, com a contribuição de qualquer parte do mundo” – comenta a empresária, que usa a ferramenta de pesquisa global para continuar no pódio, sendo, reconhecidamente, uma das marcas que têm os melhores convites feitos no país: “Tenho várias novidades para apresentar em 2015. No momento, estou estudando trazer uma técnica da Alemanha que vai surpreender o mercado local” – antecipa.

Denise vive nessa busca constante pelo aperfeiçoamento do seu trabalho. Ela já declarou que quer fazer pelos convites, aquilo que Coco Chanel fez pela moda, e leva essa ideia muito a sério. Prova disso é a nova coleção que pretende estrear em 2015, com peças conceituais, algumas com alto grau de dificuldade, mas, que a mantêm na vanguarda da criação. Basta lembrar que o fecho de metal para os convites, que hoje pode ser de joias ou semi joias, a gosto do cliente, é uma invenção dela, aplaudida e copiada pela concorrência. “Mas a cópia nunca é como a original” – descontrai.

Neste ano, Denise Lins levou, pela segunda vez, sua marca para exposição na maior feira de noivas de Brasília. O resultado foi novamente um sucesso. “No segundo dia, fomos a última empresa a deixar o espaço, as pessoas permaneceram em fila para fazer orçamentos com a nossa equipe. O público ficou encantado, muitos não imaginavam que uma empresa de Natal pudesse oferecer opções tão elaboradas em convites” – diz, com o orgulho de quem eleva o nome da cidade em que mora e do próprio RN, mostrando força competitiva e derrubando preconceitos.

Ela mesma, Denise, conta que já se sentiu vítima do preconceito no início de sua carreira, pelo fato de ser nordestina. Em uma ocasião, visitando o país e pesquisando por convites artesanais, ouviu alguém desprestigiá-la por ser “mais uma do Nordeste”. Não pensou duas vezes: deixou seu cartão e o recado – avise aí que ainda vão ouvir falar muito no meu nome. Seu dom natural, somados à fé e perseverança, consolidaram seus planos. “Não sou uma pessoa deslumbrada, já passei por muita dificuldade. Cheguei a Natal aos 19 anos, sem conhecer ninguém. Construí minha história”. Hoje ela tem lista de espera por seus serviços em outras cidades brasileiras e  o prestígio de ter sido escolhida para fazer convites para duas embaixadas em Brasília.

Mas, se alguma coisa deslumbra Denise, é, sem dúvida, o seu trabalho: “Sou tão apaixonada pelo que faço, que às vezes, é difícil deixar o convite partir” – brinca. Ela leva à sério toda a produção da sua gráfica: “Acompanho tudo, verifico cada etapa. Há convites com alto grau de complexidade, que chegam a entrar na máquina nove vezes. Muitos relevos, muitos cortes, mas, não deixo passar nenhuma imperfeição. Eu sou o meu cliente, me coloco no lugar dele”.

Em setembro deste ano, Denise abriu a filial da gráfica Diplomata na Avenida Nascimento de Castro, 1907. “Pensamos em oferecer um ambiente para receber melhor os nossos clientes, facilitando, inclusive, o estacionamento”. No espaço, ela passou também a consolidar o sonho de uma loja com produtos artesanais, renascentistas, ingleses e franceses, papelaria de luxo e outros mimos para encantar seu público. “As pessoas passaram a me cobrar isso, então, estamos dando esse passo como mais um atrativo aos nossos serviços”.

Top no Olimpo
A festa da premiação das marcas mais lembradas do mercado acontece no próximo dia 27, às 20h, no Olimpo Recepções. Na ocasião, será distribuída a revista que traz as empresas vencedoras. A publicação também será encartada em toda a tiragem da Tribuna do Norte, na sexta, 28. O Top Natal é realizado pela Tribuna do Norte em parceria com o Instituto Consult. Apoiam esta iniciativa, a Prefeitura do Natal, Fecomércio/RN, Sebrae, Fiern e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas