sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Cores de Grilo

- Publicidade -

Yuno Silva – repórter

Figura inconfundível, errante que perambula com desenvoltura das Rocas até a Cidade Alta sempre protegido por seu indefectível sombreiro e quase sempre amparado por um cajado, Pedro Grilo abre sua primeira exposição individual nesta quinta-feira, às 19h, no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado. Poeta e pintor, o artista de 75 anos imortaliza 78 imagens que fizeram parte de sua infância e compartilha essas memórias em “Grilo Borratela”.

Telas têm um colorido psicodélico e misturam realismo com elementos complementares de perfil naïfEm cartaz até dia 26 de maio, a exposição apresenta detalhes de uma Natal perdida no tempo, mas extremamente viva nas cores vibrantes dos quadros de Pedro Grilo, que ampliou fotografias antigas e aplicou sobre elas uma espessa camada de sua paleta furta-cor. “Gosto de cores”, simplificou Grilo ao VIVER. As obras, de dimensões generosas (60cm por 80cm), estão todas à venda e o potencial comprador precisa considerar seu alto valor histórico ao desembolsar R$ 3 mil por cada uma. “Minha intenção é arranjar alguma empresa que compre e doe tudo para o Instituto Histórico (e Geográfico do RN)”, adiantou.

Negociações quanto ao valor estão fora de cogitação, e o autor avisa que se não conseguir vender vai “chamar a imprensa e queimar tudo aos pés (da estátua) de Iemanjá” na praia do Meio. “Quero dar um golpe no capitalismo, que pode até cagar na cabeça dos outros, mas na minha não!” A exposição está sendo planejada por Grilo desde 2005, e talvez, como disse o próprio, seja a única. “Por mim faria mais umas 80 (exposições), mas falta apoio, as coisas nas Fundações são lentas demais.”

Fábrica de Tecido de Juvino barretoA ideia para montar “Grilo Borratela” surgiu como um estalo, quando um amigo mostrou quatro fotos antigas. “Foi como um estalo: ‘vou pintar uns quadros a partir disso’. As imagens estavam ruins, muita coisa faltando, tudo em preto e branco, e lembro de muita coisa, das cores, coisas que nem existem mais e são difíceis de encontrar mesmo nos arquivos disponíveis”, valorizou o artista, cuja intenção inicial era mostrar 80 pinturas – “só consegui aprontar 78 a tempo”, justifica.

Uma dessas raridades, perseguida pelo incansável ‘garimpeiro’ de imagens Eduardo Alexandre “Dunga” Garcia, é o retrato da antiga fábrica de tecido de Juvino Barreto, que funcionou onde hoje é a agência Ribeira da Caixa Econômica, na subida da avenida Câmara Cascudo (antiga Junqueira Ayres). Mas entre as obras destacadas, uma em especial mereceu atenção e carinho redobrado do artista: a escola onde estudou, o antigo colégio Augusto Severo na Ribeira. “Hoje está caindo aos pedaços. Aquela praça (Augusto Severo) era tão linda, toda arborizada, tinha um lago, pontezinhas… destruíram tudo”, lamentou Pedro Grilo.

As telas, muitas com um colorido psicodélico, misturam realidade e elementos complementares de perfil naïf, e retratam paisagens, monumentos e prédios históricos dos bairros das Rocas, Ribeira e Cidade Alta até o Baldo.

Igreja do Bom Jesus - RibeiraAlém da intenção “de golpear o capitalismo” com a venda dos quadros, Grilo também pretende financiar o relançamento da primeira edição de seu livro “Mel e cicuta” (2000), lançamento abortado devido os erros de digitação que tiraram o autor do sério. “Inexperiente, mandei fazer o livro numa copiadora e a mulher que digitava deu bem uns 100 erros de português. Onde era ‘cinco’ escreveu ‘clínico’, em vez de ‘promissor’ botou ‘promissária’.” Corrigiu tudo, mas não salvou no disquete, “na época só tinha disquete”, e teve que suspender a venda na noite de lançamento.

Serviço: Abertura da exposição “Grilo Borratela”, hoje, às 19h, no Palácio Potengi – Pinacoteca do Estado. Visitação até 26 de maio. Informações: 8106-6194.

#ALBUM-3473#

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas