sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Corpo são e mente sã ajudam vestibulandos

- Publicidade -

A atividade física ajuda na concentração e no bem-estar dos vestibulandos. Listamos alguns exercícios que vão te ajudar nessa rotina acelerada

A prática de exercício físico ajuda na concentração e no bem-estar do vestibulando. Você sabia que praticar esportes regularmente pode fazer toda diferença na hora do vestibular? É isso mesmo, especialistas afirmam que os benefícios de uma atividade física para o cérebro podem ser observados ao longo de toda a nossa vida escolar. Principalmente nos momentos de decisão, como é o período que antecede o vestibular.

Para o personal trainer Luzielson Ribeiro é possível conciliar estudos e atividades físicasSegundo o personal trainer Luzielson Ribeiro, estudos comprovaram que praticantes de atividades físicas têm maior poder de concentração e melhorias nos níveis de aprendizado em relação a indivíduos não praticantes. Essa atividade também promove a liberação de endorfinas (hormônio associado a melhoria do humor e sensação do bem estar)e inibe altos níveis de cortisol (hormônio associado ao estresse).

“Além do que, uma atividade física bem orientada irá melhorar a postura e circulação sanguínea nos membros inferiores que, no casos do vestibulandos, que passam muito tempo sentados, ficam prejudicadas. Melhorando assim a sensação de desconforto”, explica Luzielson.

Pode parecer sem importância, mas na hora de estudar, se a cadeira ou a mesa não forem adequadas, ou o estudante sentar de forma inadequada, a respiração é feita de forma incorreta, o que pode gerar desconforto e até dor de cabeça, o que prejudica o raciocínio – daí a importância da postura.

E se você pensa que vai perder tempo de estudo se praticar uma atividade física, esqueça. Adequar a rotina de estudos à prática de exercícios ajuda na concentração, na postura e no bem-estar de quem está se preparando para o vestibular.

“Além de possível, acho necessário conciliar estudo e atividade física. Para o melhor desempenho do aluno, basta uma melhor organização e otimização do seu tempo, dando a devida importância aos benefícios proporcionados pelo programa de atividade física. Dessa forma teremos uma interação positiva entre as duas atividades não só nas longas horas de estudo, mas também no momento da prova”, orienta o personal.

De acordo com Luzielson Ribeiro, o ideal seria que essas atividades fossem desenvolvidas diariamente, por aproximadamente uma hora e de forma moderada a levemente intensa. Porém tendo em vista a correria que os estudantes enfrentam entre escola, cursinhos e estudos individualizados, é importante uma carga minima de três sessões semanais. Assim é possível observar resultados consideráveis no que diz respeito a saúde e qualidade de vida.

A difícil escolha de uma futura profissão, muitas vezes ainda não definida, somada a pressão que o vestibular trás para a vida dos vestibulandos, que na maioria das vezes não estão preparados pra tamanha responsabilidade, acarreta uma situação de grande estresse, ansiedade, irritação e dificuldades no sono entre outras. E é nessa hora que aparecem os benefícios da prática esportiva.

“O principal benefício da atividade física vai ser proporcionar uma melhoria na qualidade de vida e no lazer desse aluno. Outro benefício é interação social, já que muitas vezes os alunos se isolam e perdem um pouco de sua vida social. Mas é bom lembrar que é preciso acompanhamento profissional”,diz Luzielson Ribeiro.

O que fazer?

Listamos alguns exercícios para  ajudar a escolher o melhor

O melhor exercício é aquele que o aluno mais se identifique e que lhe proporcione prazer ao praticá-lo, depende do histórico esportivo de cada um.

“Normalmente os alunos já praticavam alguma atividade esportiva , seria interessante não abdicar dela, e sim, apenas diminuir a intensidade com que era praticada”, sugere o personal trainer.

Spinning
Aula feita em bicicletas especiais cuja característica principal é simular trechos de trilha de mountain bike. É uma atividade em que a carga e a intensidade variam muito, conforme o ritmo da música e, é claro, o condicionamento físico do aluno.

Musculação
É a melhor atividade para modelar o corpo, porque o trabalho é feito em todos os grupos musculares separadamente. Deve ser feita com orientação de um profissional da área. 

Natação
Uma das melhores atividades aeróbias, pois trabalha praticamente com todos os grupos musculares. No começo você aprende a nadar e depois treina os diversos estilos.

Caminhada
Andar só faz bem e é uma das melhores atividades aeróbias. Sem falar que você pode caminhar em qualquer lugar e usar essa atividade para melhorar seu condicionamento físico. Além de não precisar gastar porque é feita ao ar livre.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas