sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Corpos de militares mortos na Antártica chegam hoje

- Publicidade -

Rio (AE e ABr) – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, afirmou ontem que não vão faltar recursos para dar continuidade às pesquisas brasileiras na Antártica. No último sábado (25), um incêndio destruiu parte da Estação Comandante Ferraz, base militar e científica operada pela Marinha. A Estação abrigava pesquisadores brasileiros que estudam os efeitos das mudanças climáticas na Antártica e suas consequências para o planeta, além de pesquisas sobre a vida marinha e a atmosfera. O incêndio destruiu 70% dos laboratórios da estação. Quarenta e uma pessoas foram resgatadas, entre pesquisadores e militares, que chegaram na madrugada de ontem à Base Aérea do Galeão. Dois militares morreram. Os corpos deverão chegar na manhã desta terça-feira na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro

De acordo com o Ministério da Defesa, os segundos-tenentes Carlos Alberto Vieira Figueredo e Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha, serão agraciados com a Ordem do Mérito da Defesa, a maior condecoração concedida a civis e militares pelo relevante trabalho prestado às Forças Armadas, com o aval da presidenta Dilma Rousseff. Os militares mortos foram ainda promovidos ao posto de primeiros-tenentes. Eles morreram ao tentar apagar as chamas na base de pesquisas. Serão recebidos com honras militares. O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros, ferido ao tentar apagar as chamas, foi transferido para o Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio, onde está sendo atendido e em observação com quadro de saúde estável, conforme nota da Marinha.

A Marinha informou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que é remota a possibilidade de o gerador movido a etanol, que estava funcionando de forma experimental na Estação Antártica Comandante Ferraz, ter provocado o incêndio que destruiu o local no último sábado. O equipamento foi desenvolvido pela Vale Soluções em Energia (VSE). A empresa é uma sociedade da mineradora Vale com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em janeiro, o Ministério da Defesa anunciou que, com a iniciativa, o Brasil tornou-se o primeiro país a gerar energia a partir de biocombustível na Antártida.

O fogo que atingiu a estação brasileira no continente começou na praça das máquinas, onde funcionavam os geradores de energia da estação, e se alastrou rapidamente. Ainda não se sabe se o motogerador a etanol ficava nessa área nem se o equipamento foi atingido pelas chamas. Procurada, a Vale preferiu não comentar o assunto.

“A base tem que ser reconstruída”, disse o ministro Marco Antonio Raupp. Segundo ele, o país aproveitará a oportunidade para melhorar a obra, torná-la mais adequada à finalidade a que se destina, que é fazer pesquisa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas