quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Cortejo leva milhares de fiéis às ruas do Alecrim

- Publicidade -

Santo padroeiro de 14 municípios do Rio Grande do Norte, é em Natal que ocorre a maior procissão comemorativa ao dia de São Sebastião. Cerca de oito  mil pessoas percorreram algumas principais ruas e avenidas do bairro do Alecrim, na tarde de ontem,  até chegarem ao palco armado em frente à igreja do  padroeiro. A missa de encerramento da programação de nove dias de festa no bairro terminou à noite.

Os devotos garantem que o público presente ao encerramento da festa de São Sebastião supera até mesmo de outras tradicionais festas, como a de Santos Reis [6 de janeiro] e Nossa Senhora da Apresentação [21 de novembro]. “Não chegam nem a metade dessa”, afirma o aposentado Gentil Barros, que veio do Amarante para seguir em cortejo.

Como é de costume, muitos fiéis católicos seguem a procissão para agradecer por graças alcançadas, como o funcionário público Evilásio Maranhão, que curou-se de um câncer de pele. “Foi uma enfermeira, que orou e pediu por mim, quando estava no hospital em 1985”. Acompanhado da mulher e de uma neta, ele disse que “não perde um ano”.

Evilásio disse que a procissão deste ano também surpreendeu pela quantidade de pessoas. “Vem aumentando a cada ano, acrescentou ele, que trajava uma camisa vermelha e calça branca, assim como a sua mulher, em homenagem a São Sebastião.

Na procissão de ontem compareceram alguns políticos, como a ex-governadora Wilma de Faria, que caminhava ao lado do  vice-governador Robinson Faria e ainda a governadora Rosalba Ciarlini. O  deputado estadual Hermano Morais foi outro político que acompanhou a procissão pelas ruas do bairro do Alecrim.

A missa campal foi presidida pelo pároco do  Alecrim, padre José de Freitas Campos, que assumiu a paróquia em 10 de março de 1993. Os fiéis católicos estavam, em sua maioria, vestidos de vermelho, numa alusão ao martírio de São Sebastião, um soldado  romano que foi perseguido pelo imperador romano Diocleciano, ao sair em defesa dos cristãos.

O fluxo de veículos foi desviado por agentes de trânsito nas ruas e avenidas por passava o cortejo. Os agentes de trânsito orientavam os motoristas que trafegavam nas imediações para buscarem acessos adjascentes. O tráfego chegou a ficar lento em algumas avenidas, mas sem engarrafamento, segundo informações da Semob. Por onde passava, a procissão atraia mais fieis que aguardavam em pontos estratégicos da avenida Coronel Estevam, por exemplo.

MEMÓRIA

A Paróquia de São Sebastião foi criada aos 20 de janeiro de 1949, tendo sido desmembrada  da Paróquia de São Pedro, também no Alecrim, onde a festa em honra a São Sebastião já vinha sendo celebrada desde 1926. A Paróquia do Alecrim ainda compreende as comunidades São Vicente de Paulo, Santo Inácio e Cristo Redentor.

A festa religiosa de São Sebastião havia começado no dia 10 de janeiro, sendo que a paróquia do Alecrim é a única do território eclesiástico da Arquidiocese de Natal que tem o mártir como padroeiro, enquanto no Brasil isso chega a cerca de 400 paróquias e 20 dioceses que tem o Mártir de Cristo.

“Ele é cultuado por milhões de católicos brasileiros, de Bagé (RS), passando pela cidade do Rio de Janeiro, onde ele é o padroeiro principal, chegando até os vastos rincões do Nordeste, como Ilhéus (BA), Parelhas, na região do Seridó, e aqui, no bairro do Alecrim, em Natal”, disse José de Freitas Campos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas