quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

CPI ouve mãe de crianças desaparecidas no Rio

- Publicidade -

Mães de meninas desaparecidas no estado do Rio de Janeiro participam de audiência pública hoje (25) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A portas fechadas, elas prestam informações à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Câmara Federal, que investiga denúncia de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Com a presença da presidenta da CPI, deputada Erika Kokay (PT-DF), e da relatora, deputada Lilian Sá (Pros-RJ), serão ouvidas mães de cerca de 10 adolescentes desaparecidas. A suspeita da Promotoria Criminal do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro é que os casos estejam relacionados: há um suspeito em comum, sob investigação.

Hoje, a CPI faz uma diligência ao Tribunal de Justiça do Rio para ouvir o desembargador Paulo Rangel. Ele é o responsável por analisar o pedido de prisão do suspeito.

Antes da audiência, a presidenta do portal Kids (organização não governamental que acompanha os casos), Waltéa Ferrão, disse que a Polícia Civil do Rio já concluiu as investigações. Ela preferiu não dar detalhes dos desaparecimentos para não prejudicar os processos. Segundo ela, um dossiê com mais de 40 páginas revela que houve exploração sexual, tráfico de órgãos e de pessoas nos episódios que antecederam o desaparecimento das crianças..

“Eram meninas de famílias estruturadas, com quartinho montado, acostumadas a obedecer os pais e que estudavam. Normalmente meninas negras, mas não todas, que não tinham nem menstruado”, disse Waltéa. Ela cobrou que os casos sejam assumidos pela Polícia Federal. “As mães contam que delegacias rejeitam as denúncias porque não fazem investigações em casos de pobres”, declarou.

Entre os casos está o da menina Larissa Gonçalves Dias, de 11 anos, sequestrada em São Cristóvão, zona norte do Rio, em 2008, além de Larissa Andrade de Souza, de 9 anos, que sumiu em 2007.

Agência Brasil

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas