quinta-feira, 28 de março, 2024
27.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cremern fiscaliza hospital de Assu

- Publicidade -

Magnos Alves – de Assú

O Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, localizado em Assú, passa por mais um momento de crise.  Fiscalização feita pelo Ministério Público (MP) e Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern) constatou várias irregularidades no local.  Os problemas de maior destaque são a falta de médicos e de aparelhos.

O Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos tem grandes deficiências, e uma delas é a falta de ambulâncias, como constatou o MPO ponto crucial é a falta de recursos humanos, relata o secretário-geral do Cremern, Jairo Lago, que participou da vistoria feita no hospital.  “Diversos setores do hospital estão precisando de revitalização”, observa, acrescentando que o hospital é grande, mas deixa a desejar.

Por falta de médicos, as escalas de plantão do hospital não são completas e é comum haver problema no atendimento.

Como conta a secretária Kátia Pinheiro, que levou a avó com dores nas pernas ao hospital e teve que esperar várias horas porque não havia clínico-geral de plantão.  “Quando levei minha avó foi durante o dia, mas falta médico em todos os horários, principalmente à noite”, relata Kátia.

O hospital regional de Assú carece de cirurgiões, clínicos e anestesiologistas.

Jairo Lago ainda faz críticas relacionadas à falta de aparelhos médicos e de climatização na unidade hospitalar (os pacientes levam ventiladores para diminuir o calor).  “Trata-se de um hospital importante localizado em um polo, mas que não está em condições ideais de funcionamento”, destaca.

Jairo Lago informa que está concluindo o relatório da fiscalização que será entregue ao MP, mas adianta que a possibilidade de uma interdição no hospital ainda não foi cogitada.

A vistoria surpresa no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos foi realizada   pelo Cremern, a pedido do promotor de justiça da comarca de Assú, Alexandre Gonçalves Frazão.

O promotor instaurou um inquérito civil para apurar os problemas que têm comprometido a qualidade da prestação de serviços de saúde pública no hospital regional e também em todo o município de Assú.

Alexandre Frazão disse que são vários os problemas enfrentados; desde falta de ambulâncias, infraestrutura e carência de médicos.  Entre os problemas, pode incluir também fossas estouradas na área do hospital.

O promotor aguarda o relatório do Cremern para determinar prazos para que as devidas providências sejam adotadas, sob o risco até mesmo de interdição.

Hospital tem 8 médicos, mas precisa de 21

Atualmente, o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos conta apenas oito médicos, quando o ideal seria contar 21 para suprir toda a carga horária da semana, informa o diretor administrativo do hospital, Marcos Calixto.

O Cremern exige pelo menos três médicos por plantão, mas o hospital conta apenas um médico de plantão no momento.

Marcos Calixto diz que um dos motivos para a falta de médicos é que não existem profissionais no mercado para atender a demanda.

Ele garante que providências estão sendo tomadas para atender as reivindicações do Cremern e MP.  Ele afirma que o problema da falta de ambulâncias para transportar os pacientes já foi solucionado.  Observa também que a carência de médicos será solucionada com a realização do concurso público programado pela Secretaria Estadual da Saúde.

Sobre as fossas estouradas na área do hospital, Marcos justifica que o problema tinha sido resolvido pela manhã, mas uma bomba tinha estourado e o problema retornado.

O diretor culpa os 12 municípios atendidos pelo hospital por parte dos problemas apresentados.  Marcos Calixto diz que 80% dos atendimentos realizados no hospital são de baixa complexidade, que deveriam ser feitos pelas Prefeituras.  “Os municípios da região não têm unidades de prontoatendimento e acabam sobrecarregando o único hospital que presta esse tipo de serviço”, observa.

O diretor informa que o hospital regional atende, em média, entre 270 e 300 pacientes diariamente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas