quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Crescimento de crimes no interior do RN preocupa

- Publicidade -

O presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos e Cidadania, Marcos Dionísio Medeiros Caldas, disse que o estudo divulgado pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (SDH), vinculada à Presidência da República, reflete e acompanha o crescimento  da violência e da criminalidade no Rio Grande do Norte, sobretudo na Região Metropolitana de Natal (RMN). Para ele, em Natal o índice de homicídios  “não cresce tanto, mas se mantém alto”, mas é preocupante a escalada do crime nos municípios de Ceará Mirim, Extremoz, Macaíba, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu.

“O fato do RN e Natal situar-se entre os municípios mais violentos do país está coerente com os dados que nós temos”, disse Marcos Dionísio M. Caldas, para quem o problema não é só uma questão de segurança pública: “A sociedade está olhando pouco e de forma descuidada para as crianças e adolescentes”.

#SAIBAMAIS#Marcos Dionísio disse que a sociedade e o poder público precisam cuidar mais do atendimento às crianças e adolescentes, nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer. Para tanto, o Conselho Estadual da Criança e Adolescente entregou, em 10 de dezembro do ano passado, sugestões ao vice-governador Fábio Dantas e à advogada Tatiana Mendes Cunha, que este mês assumiu a chefia do Gabinete Civil do governador Robinson Faria, “a fim de estagnar, num primeiro momento, e a médio e curto prazo, reduzir os índices de criminalidade no Rio Grande do Norte”.

Entre as propostas estão a criação de uma ouvidoria geral na administração pública do Estado  e de uma Divisão de Homicídios na Policia Civil, garantia da presença da Polícia Militar nas comunidades através de programas do patrulhamento da polícia preventiva ao modelo de polícia de aproximação comunitária, através de formação especifica, além de assegurar recursos materiais e humanos para fortalecimento da corregedoria e da ouvidoria da, criação do Conselho Estadual de Comunicação e do Conselho Estadual de Transparência e Acesso à Informação.

Também se pede a reestruturação do ITEP e construção de nova sede condizente com as especificidades técnicas do órgão e a localização e assegurar as contrapartidas necessárias para a construção de Unidades do Sistema Penitenciário ,  fortalecimento da Defensoria Pública e criação de um Programa de Proteção a Crianças e aos Adolescentes Ameaçados de Morte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas