quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Crescimento do agronegócio

- Publicidade -

O setor agropecuário, assim como tem acontecido nos últimos anos, foi o destaque da economia brasileira nos dois primeiros trimestre, com crescimento de 3,6%, no primeiro contrariando os indicadores divulgados pelo IBGE, em maio. No segundo trimestre, o PIB da agropecuária subiu 0,2%, em relação ao primeiro. Na comparação com o segundo trimestre de 2013, o PIB da agropecuária não registrou variação. Mas, preocupa o fato da  confiança do agronegócio ter piorado acentuadamente no segundo trimestre do ano. A principal influência para essa percepção é uma avaliação mais negativa, por parte dos empresários, com relação aos rumos da economia brasileira em geral. A conclusão é resultado do Índice de Confiança do Agronegócio, pesquisa realizada pela Fiesp e pela Organização das Cooperativas Brasileiras.  Esse resultado marca uma reversão importante de expectativas, o que pode determinar uma tendência para os próximos meses.

DEBATE
Os candidatos ao governo do Rio Grande do Norte vão se reunir com as lideranças do agronegócio, no dia 4 próximo (quinta-feira), às 10 horas, no auditório da Fiern. O debate é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern). Inicialmente, receberão do presidente da Federação, José Vieira, uma cópia de documento resultante do seminário “O Que Esperamos do Próximo Governador do RN”, que reuniu dirigentes das principais entidades  do empresariado rural do RN.

Dívidas
Em  três votos agrícolas, o Conselho Monetário Nacional aprovou na última quinta-feira resoluções que reabrem prazos para renegociação de dívidas de agricultores familiares e produtores rurais das regiões Nordeste e Norte. O endividamento rural e o plano de ação para o Nordeste serão discutidos pelos presidentes de federações da agricultura da Região, no dia 2 de setembro. Uma proposta está relacionada com o agronegócio nordestino.  

Marina
A candidata Marina Silva se comprometeu a recuperar o setor de etanol, mas não apresentou as propostas para fazer essa mudança. O vice de Marina, Beto Albuquerque, tem boa relação com empresários do agronegócio e acompanhou a candidata na agenda no interior paulista na última quinta-feira. Já é um bom começo para um debate ampliado no futuro.

LEITE
No mercado, os preços médios do leite ao produtor nacional tiveram ligeira alta em agosto, de acordo com levantamento da Scot Consultoria, de São Paulo. Pelo produto – entregue em julho -, os pecuaristas do país receberam, em média, R$ 0,996 por litro, alta de 0,61% sobre o pagamento anterior.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas