quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Crescimento no trimestre

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe [ [email protected]]

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, apurou um recuo de 3,3% no movimento dos consumidores nas lojas de todo o país em março passado (comparativamente a fevereiro/14), já descontados os fatores sazonais. Os analistas atribuem ao carnaval, com quase uma semana de vendas em baixa. Na comparação com março de 2013, a queda foi de 1,6%. Mesmo assim, com este resultado, o movimento dos consumidores no comércio fechou o primeiro trimestre deste ano com alta de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. É o consumo doméstico segurando ainda os indicadores do País.

MUDANÇA
Após um ano e sete meses depois de haver assumido a presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o catarinense Ary Joel Lanzarin, que é funcionário aposentado do Banco do Brasil, deixou o cargo ontem. “Estou saindo por razões absolutamente pessoais. Tenho um problema na minha família que precisa do meu tempo integral para ser solucionado” – foi a justificativa que ele, pessoalmente, deu à Imprensa.

Entraves (I)
Inflação e desemprego preocupam o consumidor. As expectativas em relação à inflação e ao desemprego continuam a afetar a confiança do consumidor, de acordo com o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Entraves (II)
Em março deste ano, o Inec se manteve inalterado em relação a fevereiro, com 108,8 pontos, o menor valor desde junho de 2009. Em março de 2013, o indicador havia alcançado a marca de 114,3 pontos. Em janeiro deste ano, eram 113,9 pontos.

MEDICINA
Há uma correlação entre a criação de empregos formais e o crescimento dos planos de saúde no Brasil. Enquanto a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que o total de beneficiários cresceu 2,21 milhões entre dezembro de 2012 e dezembro de 2013, a criação de postos de trabalho com carteira assinada atingiu 1,11 milhão, no mesmo período, de acordo com o IBGE. No RN, houve um incremento de 2,46% de trabalhadores com contrato formal e 7,5% mais pessoas com planos de saúde, entre os meses de dezembro de 2012 e de 2013.

Mais energia eólica
Como a TRIBUNA DO NORTE mostrou ontem, vários parques eólicos do Rio Grande do Norte estão entrando em operação, após a conclusão do linhão de transmissão da Chesf. A CPFL Renováveis iniciou, desde ontem, a operação comercial do Complexo Eólico Santa Clara, no município de Parazinho, colocando a energia produzida pelos sete parques disponível, em sua totalidade, ao Sistema Nacional Integrado de Energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou para colocar em operação comercial, desde 29 de março, os 118 MW dos parques eólicos Santa Clara I,  II, III, IV, V, VI e Eurus IV.

SEMINÁRIO
O presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Augusto Nardes, virá a Natal, no dia 10 próximo, para uma palestra no seminário “Diálogo Público – Para Melhoria da Governança Pública – RN”. A intenção do TCU em parcerias com os TCEs é orientar o gestor visando contribuir com a melhoria do desempenho das políticas públicas. A temática é a “melhoria da governança pública”.

1 Apesar do deficit da balança comercial, os portos brasileiros estão operando com a capacidade máxima. Nos dois primeiros meses do ano, o Porto de Natal embarcou 1.832 contêineres, contra 1.699 no mesmo período de 2013. O acréscimo é de 8% comparados os dois meses de cada ano. Em janeiro deste ano o Porto embarcou 930 contêineres, o que equivaleu a 23.946 toneladas de mercadorias. Tem capacidade para aumentar esse volume.  

2 As fortes valorizações nos segmentos de cereais, oleaginosas, açúcar e carnes nos últimos dois meses, elevaram o índice de preços globais de alimentos da FAO, organismo das Nações Unidas. Em março, o índice atingiu seu maior patamar desde maio do ano passado e voltou a fortalecer as preocupações com a inflação, principalmente, em países que já convivem com alta de custos – entre os quais o Brasil.

3 O setor óptico brasileiro cresceu sete vezes mais do que o PIB nacional em 2013. A Abióptica finalizou o balanço anual de 2013 do mercado óptico nacional e os números revelam um crescimento de 15% em comparação a 2012, com faturamento de R$ 22,3 bilhões. Nos últimos 5 anos, entre 2009 e 2013, o setor apresenta crescimento de 89%. Para 2014, a expectativa é de que a projeção se mantenha em 15%. 

APOSENTADORIA
As mudanças realizadas pela Reforma Previdenciária e suas consequências para os servidores serão temas do 1º Seminário em Defesa dos Direitos do Servidor Público Federal promovido pelo Sindprevs RN. Será na próxima segunda e terça-feira (7 e 8 de abril) na sede do sindicato, a partir das 8hs.

TECNOLOGIA
A Interjato anuncia um investimento em  tecnologia para garantir conexão em todo o RN, com recursos como o Google Glass, que vai incrementar o serviço de rede “I.RN”. As empresas públicas e privadas que precisam de conexão segura, velocidade confiável, e  abrangência de conectividade no RN, contam agora com uma rede que oferece disponibilidade ininterrupta.

AMPLIAÇÃO
A TOTVS, que atua no Nordeste há mais de 20 anos, ampliou em 32% sua sua atuação nos últimos quatro anos. Os principais responsáveis pelo resultado são os softwares educacionais e de distribuição e logística. No RN, porém, os segmentos do varejo, serviço, manufatura e construção e projetos estão liderando. A franquia potiguar atende estes seis segmentos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas