sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Crise se agrava no mundo

- Publicidade -

Luiz Antônio Felipe [ [email protected]]

A crise financeira global está se aprofundando e passa a ser uma nova preocupação no horizonte do Banco Central brasileiro. Há dinheiro sobrando no mundo, com os bancos dos principais países colocando cifras astronômicas no mercado, fazendo com que os juros fiquem baixíssimos. O crescimento econômico sustentável das regiões mais ricas não vem acontecendo, como mostra o PIB da zona do euro que cresceu apenas  0,3% no quarto trimestre e 1,5% em 2015. O Japão culpa a Europa e os Estados Unidos  pela instabilidade na  bolsa de Tóquio e, no resto da Ásia.

DOMÉSTICO
No caso do Brasil, o nosso principal problema é o desequilíbrio das contas públicas. O  povo brasileiro sabe que a corrupção colabora de forma direta para a desaceleração da economia brasileira, provocando um efeito negativo no PIB, por isso, ocupa o primeiro lugar entre as preocupações.

Positivo
O saldo da balança comercial do Rio Grande do Norte fecha o ano com superávit de US$ 38,5 milhões, crescendo 213% no comparativo com 2014. Os dados estão no Observatório dos Pequenos Negócios, divulgados pelo Sebrae RN. Impulsionada pela desvalorização do real, a venda de produtos ao exterior teve como destaque

Risco 
Não devolver os R$ 650 milhões ao Funfir pode colocar em risco o equilíbrio financeiro da Previdência do Estado. Um esforço do governo, com o equilíbrio das finanças, daria para recompor, pelo menos, uma boa parte desse fundo. Botar a mão no dinheiro mais fácil é sempre a melhor solução para os administradores públicos.

GANHOS
Muitos brasileiros que compraram imóveis em Miami, Orlando e New York  aproveitam a desvalorização do real frente ao dólar para tirar vantagem, vendendo os imóveis com preços até 25% abaixo do mercado nos EUA e repatriando uma parte do dinheiro para o Brasil.

Sistema ameaçado
No Brasil, o aumento no custo do financiamento imobiliário deve contribuir ainda mais para a queda no preço dos imóveis. Em 2015, o valor de mercado de tais bens, descontada a inflação do período, que ficou acima dos 10%, sofreu queda de 8,71%, segundo o índice FipeZap. Esta situação, aliada à queda dos recursos disponibilizados para financiamentos, pode acarretar no fim do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).

REDUÇÃO
Em 2016, a previsão é de que o preço dos imóveis continue diminuindo, conforme o diretor executivo do escritório de representação da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação (ABMH) em Pernambuco, Felipe Borba Britto Passos.

1 A indústria de materiais de construção segue em queda pelo vigésimo quarto mês consecutivo. Dados da Abramat, associação do setor, indicam que tanto o faturamento das indústrias de materiais, quanto o número de empregos no setor permanecem em queda. Os números apresentados em janeiro indicaram retração de 20,5% no faturamento ao  comparar com janeiro de 2015.

2 A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), constata o que se observa no comércio em geral.  A queda nas vendas em 2015 fez quase 100 mil lojas fecharem as portas no País. O estudo da CNC mostra um fechamento líquido de 95,4 mil lojas com vínculo empregatício no ano passado, uma retração de 13,4%.

3 Na primeira prévia, a inflação pelo IGP-M alcança 1,23% no início de fevereiro. Com o resultado, o índice acumula aumento de 2,38% no ano e de 12,01% em 12 meses, mostrando que ainda há expansão da inflação o que pode ser uma dificuldade para ficar abaixo de dois dígitos ainda em 2016.

EÓLICA (I)
É significativo o avanço do Brasil na geração de energias renováveis  aumentando em 46% sua capacidade instalada de energia eólica em 2015. O número de usinas de geração de energia eólica no Brasil quadruplicou nos últimos cinco anos, passando de 70 parques em 2011 para os atuais 316. A capacidade instalada atual no país e outros dados sobre a geração e transmissão de energia no país constam no Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico.

EÓLICA (II)
Os parques eólicos que vão se instalar no Nordeste somarão mais 10 mil MW até 2019. Esse acréscimo corresponde a todo o parque gerador da Chesf em mais de quatro décadas e que compreende 14 hidrelétricas e uma termelétrica. No Nordeste, o problema será a linha de transmissão. No começo de 2016, está sendo aguardado um grande leilão de linha de transmissão para escoar essa produção dos parques eólicos.

MOVIMENTO
A Codern registra um incremento de 11,28% em relação a 2015, na movimentação dos Portos do Rio Grande do Norte, somente no mês de janeiro/16. Em janeiro  teve um aumento geral de 11,28% em relação ao mesmo período de 2015, que foi um ano onde foram superadas as metas estabelecidas pela própria empresa. Já no Terminal Salineiro de Areia Branca foram movimentadas 177.098 toneladas de sal em janeiro de 2015, passando para 197.080 toneladas em janeiro 2016,  um aumento de 9,43%.

CRUZEIROS
Dos 549 mil turistas que viajaram a bordo de cruzeiros marítimos pelo litoral brasileiro na temporada 2014/2015, que teve início em novembro de 2014 e término em maio de 2015, neste mês de novembro e terminará em abril do ano que vem, 475 mil afirmaram que desejam realizar viagem de cruzeiro novamente. O número equivale a 86,7% do total, segundo a associação do segmento, que fez o estudo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, sobre o perfil e os hábitos dos turistas de navios.     

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas