sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Cuidado no entrosamento

- Publicidade -

Visitar o campeão da Copa América logo na estreia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 não é um desafio dos mais simples. Destacados ontem para tratar sobre a partida contra o Chile, o volante Fernandinho e o atacante Ricardo Oliveira pediram a Seleção Brasileira extremamente cuidadosa no Estádio Nacional de Santiago.
Com a presença de algumas peças novas, Seleção Brasileira sabe que não pode errar na estreia
“Destaco a saída de bola em velocidade”, começa Fernandinho, resumindo os pontos que a Seleção Brasileira deve avaliar para o duelo de amanhã. “Os zagueiros deles são bem rápidos, avançam a marcação e deixam alguns espaços que poderemos explorar. O meio-campo dá pouco espaço para trabalhar a bola e o ataque, com Alexis Sánchez, com certeza pode fazer a diferença.”

Concentrando a marcação em uma faixa de campo, o Chile escolhe povoar o meio-campo para reduzir espaço para passes curtos do adversário. “São jogadores rápidos, velozes. Eles procuram fazer uma marcação alta para pressionar os zagueiros (adversários)”, analisa o volante.

Foi neste estilo que a seleção chilena venceu a Copa América de forma invicta há três meses, e o padrão criado pelo técnico Jorge Sampaoli não será mudado na estreia nas Eliminatórias. “O Chile tem um trabalho coletivo muito forte”, entende Ricardo Oliveira, que vê o sistema de marcação da Roja similar ao da Seleção Brasileira.

“Atualmente, no futebol mundial, todos que não têm a bola têm que apertar, marcar. Ambas as seleções trabalham muito sem a bola, mas especialmente o Chile. Então temos que procurar explorar nossas individualidades”, explica.

Toda a marcação chilena será colocada à prova a partir das 20h30 (de Brasília) de am,anhã, no Estádio Nacional, em Santiago. O duelo vale pela primeira das 18 rodadas das Eliminatórias que definirão os quatro classificados sul-americanos à Copa do Mundo de 2018, além de um lugar na repescagem.

Kaká
O meia Kaká decidiu dar um passo de cada vez nesta sua fase na seleção brasileira. Aos 33 anos,  o jogador do Orlando City não quer pensar no restante das Eliminatórias e sim neste início.

“Vamos pensar primeiro nesses dois jogos, depois tem mais dois ainda (Argentina e Peru, em novembro), então vamos pensar num jogo de cada vez, cada convocação e aí aos poucos vendo quanto eu realmente acrescento para a seleção, quanto eles também precisam de mim e a gente vai se completando dessa forma”, disse Kaká.

Douglas Costa rejeita rótulo de substituto de Neymar
Último jogador a se apresentar à seleção brasileira, ontem em Santiago, o atacante Douglas Costa se apressou em dizer que não quer ser considerado o substituto de Neymar. O craque da equipe está suspenso e não enfrentará nem o Chile, amanhã, nem a Venezuela, na próxima semana. Como nos últimos amistosos da seleção o jogador do Bayern de Munique atuou pela faixa do campo normalmente ocupada por Neymar Douglas Costa passou a ser visto como substituto. Rótulo que ele repudia.

“Eu não penso em substituir o Neymar e sim em apresentar o meu futebol”, disse Douglas Costa. “Ele é um jogador fantástico e faz falta em qualquer equipe do mundo.”

Em grande fase no time alemão, Douglas Costa está na seleção em um momento diferente do que viveu na Copa América, no meio do ano, quando teve uma participação discreta. Mas diz que seu foco é apenas dar sequência ao trabalho. Considera que está evoluindo e com isso sua confiança está aumentando.

A boa fase do atacante Douglas Costa na Alemanha também é ajudada pelo fato de trabalhar com o técnico Pep Guardiola, a quem não cansa de elogiar. “O Guardiola é um cara incrível, faz pouco tempo que estou no Bayern e já parece que estou com ele faz tempo”, revelou. No entanto, logo cortou o tema. “Mas vamos falar de seleção, que esse é o assunto agora.”

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas