quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Cultura popular em festa

- Publicidade -

Desde 1965, o dia 22 de agosto é oficialmente o Dia Nacional do Folclore. Apesar de distante das casas de espetáculos, o festejo tem sido uma das poucas oportunidades para grupos e brincantes mostrarem por que, ainda hoje,  são uma fonte que abastece a cultura brasileira de elementos estéticos e sonoridades. Este ano, a data não vai passar em branco em Natal.  Em torno do aniversário de seis anos do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão — que recentemente passou por uma reforma — a Fundação Cultural Capitania das Artes vai promover, a partir desta quarta-feira (20) até sexta-feira (22), a “Semana da Cultura Popular”. No largo da praça Augusto Severo, na área interna e no entorno do museu, haverá apresentações de violeiros, aboiadores, poetas populares e principais manifestações folclóricas distintas, como boi de reis (Boi de Reis do Bom Pastor), pastoril, lapinha (Grupo Lapinha de Ponta Negra), joão redondo, maracatu (Candomblé de Parnamirim) e feira de artesanato e barracas de comidas típicas. Haverá também palestras e debates e uma exposição de figurinos das quadrilhas campeãs dos festejos juninos. A programação contará com atividades das 15h às 22h.
Recém-reformado, Museu Djalma Maranhão tem acervo renovado de objetos e referências das artes populares
Entre os lançamentos de livro estarão autografando ‘’Cantigas de Estradar’’ de Paulo Varela e “Pedro Bandeira da Cantoria”, de autoria de Aquino Neto. Também está programado um encontro de violeiros, com presença de alguns mestre da cantora como  Ivanildo Vila Nova, Antô nio Lisboa, Pedro Bandeira, Helânio Moreira, entre muitos outros. Os aboiadores Bob Mota & Xexeu e Amâncio Sobrinho também vão declamar seus cordeis e cantos.

O consultor Josenilton Tavares, da Funcarte, fará uma palestra sobre “Gestão em Projetos & Políticas Públicas”, no auditório do Museu Djalma Maranhão com validação certificada. Estão programadas também oficinas para elaboração de projetos culturais para que os interessados possam proceder nas inscrições dos diversos editais lançados pela Funcarte neste ano de 2014 e também para o cadastramento no CEMEC (Funcarte).

PROGRAMAÇÃO

20 de Agosto 2014
15h – Abertura
Vila Cultura – Artesanato local
16h – Apresentação de João Redondo
19h – Apresentação do Boi de Reis do Bom Pastor
20h – Apresentação da Quadrilha Junina Beijoqueiros

21 de Agosto 2014
15h – Vila Cultura – Artesanato local
16h – Auditório do Museu de Cultura Popular – Palestra: Gestão em Projetos & Políticas Públicas com o Consultor Josenilton Tavares (Certificado)
18h – Lançamento do Livro de Pedro Bandeira da Cantoria – Autor Aquino Neto
19h – Apresentação de Lapinha de Ponta Negra
20h – Maracatu – candomblé de Parnamirim
21h – Apresentação da Quadrilha Tradicional Campeã do XXVIII Festival de Quadrilhas Juninas de Natal: Brilho Matuto

22 de Agosto 2014
15h – Vila Cultura – Artesanato local
18h – Lançamento do Livro ‘’Cantigas de Estradar’’ – Autor Paulo Varela
19h – Encontro de Violeiros
Aboiador: Amâncio Sobrinho
Declamador: Bob Mota & Xexeu

Duplas:
Ivanildo Vila Nova    x     Raulino Silva
Antônio Lisboa    x          Edmilson Ferreira
Severino Dionísio    x      Edvaldo Zuzu
Pedro Bandeira    x        Zé Morais
Helânio Moreira    x       Felipe Pereira
 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas