quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Cultura popular ganha destaque no Circuito Popular

- Publicidade -

A Fundação José Augusto apresentou calendário com série de atividades que irão movimentar todo o mês de agosto. A programação inicia nesta quarta-feira (5) e está dividida em três eixos: Ações Formativas, com cursos e oficinas; Ações de Pensamento e Políticas Públicas, com seminários, encontros e debates; e Ações Artísticas, apresentando shows, festivais, exposições, lançamentos de livros e revistas. Todas as ações têm participação gratuita e se estende, a partir de Natal, para as Casas de Cultura no interior do RN.
Bob Mota lança seu livro Preservando o Matutês nesta quarta
Projeto batizado como Circuito Popular: Arte e Cultura, a iniciativa terá como ponto alto o Dia do Folclore (22 de agosto).

Amanhã a abertura da agenda do Circuito é na Cidade da Criança, que recebe o lançamento do livro “Preservando o Matutês”, de Bob Motta, às 18h. Ainda na Cidade da Criança, Tirol, a partir do próximo dia 9, o parque ganha movimento com a feira de economia solidária e de agricultura familiar sempre aos domingos às 10h; e no dia 30 Mostra Cultural Agosto Cidadão. Nas Casas de Cultura espalhadas pelo Estado, oficinas sobre Registro do Patrimônio Vivo (RPV) e sobre música popular brasileira e potiguar com o produtor Zé Dias.

Jornalismo, crítica e poética cultural, cultura popular e cultura e cidade, são os temas que ilustram o Seminário Cultural e (RE)Pensamento, a ser realizado entre os dias 10 e 19 na Pinacoteca do Estado. Nesse ínterim, a incubadora cultural RN Criativo (MinC/FJA) reabre as portas no dia 13 para prestar esclarecimentos e orientar artistas e produtores interessados em consultoria, informações sobre editais e elaboração de projetos. Os atendimentos são realizados no Solar João Galvão (Av. Câmara Cascudo, ao lado do Solar Bela Vista).

O curso de Folclore e Cultura Popular entra no Circuito a partir do dia 15, com aulas semanais sempre aos sábados – inscrições seguem abertas na FJA.  O curso tem parceria  do Sesc,  Comissão de Folclore do RN, Instituto Ludovicus e Comissão Nacional do Folclore. As Leis de incentivo também estão na pauta do Seminário Marcos Legais da Cultura, de 24 a 26, sempre às 18h30, na Pinacoteca.

Ainda estão planejados para compor o Circuito Popular: Arte e Cultura o IN Arte Urbana, de 21 de agosto a 30 de setembro envolvendo a comunidade do Passo da Pátria; e debate (ainda sem data definida) sobre os rumos do São João e do Carnaval 2016, Festival de Violeiros e Repentistas e 1° Encontro de Mestres e Cultura Popular.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas