sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

D. Odilo confirma ter sido ouvido sobre reforma

- Publicidade -

São Paulo (AE) – Citado em uma reunião da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para montar uma estratégia de desmobilização das escolas ocupadas, o arcebispo Dom Odilo Pedro Scherer confirmou que foi procurado pela pasta para comentar a reorganização escolar que tem sido alvo de protestos de estudantes, pais e professores e já levou a 190 escolas tomadas. No entanto, o arcebispo disse apenas ter “observado” que o governo precisa “explicar mais e melhor” a sua proposta aos diretamente interessados no projeto.

Domingo, o chefe de gabinete da secretaria, Fernando Padula se reuniu com dirigentes regionais de ensino para dar instruções de como desmobilizar as ocupações. O site Jornalistas Livres divulgou áudio de parte dessa reunião em que ele defende a necessidade de adotar “tática de guerrilha” contra as invasões Em uma parte da reunião, ele diz ter procurado o arcebispo.

“É impressionante a leitura que o cardeal faz. [Diz que] isso é para desviar o foco de Brasília, lógico que a gente não pode sair por aí falando isso. Mas, vejam vocês que a autoridade máxima da igreja católica consegue entender que o que tem do lado de lá [das ocupações dos estudantes] é motivação política. Ele [Dom Odilo] não está na educação, não vive a educação, mas faz uma leitura muito clara do que está acontecendo”, disse Padula.

O chefe de gabinete continua e diz que recebeu uma orientação do arcebispo sobre a melhor estratégia a ser utilizada. “[Ele falou] o que vocês têm que fazer é informar, informar, informar. Fazer a guerra da informação o máximo possível, porque é assim que você vai desmobilizando esse pessoal”, disse Padula aos dirigentes.

Em nota, a assessoria da Arquidiocese  confirmou que o arcebispo foi procurado pela secretaria de educação. “Em nenhum momento, porém, sugeriu o uso da força ou de métodos violentos para reprimir os movimentos estudantis.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas