sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Dance em qualquer ritmo

- Publicidade -

Itaércio Porpino
repórter

Qual a trilha que melhor combina com futebol? Aí, vai do gosto do freguês. Muitos acham que é um sambinha. Já outros não abrem mão do “velho e bom rock and roll”. Também pode ser um forrozinho (principalmente por ser época de festejos juninos), ou ainda uma serenata ao luar e até mesmo clássicos da música popular brasileira em uma roupagem erudita. Seja qual for sua preferência, o que não vai faltar é lugar pra curtir uma boa música e se divertir durante e depois dos jogos da Copa do Mundo. O Fim de Semana fez um roteiro especial com sugestões que tem tudo para agradar os mais variados “paladares”. Confira e aproveite! 
Seja qual for sua preferência, o que não vai faltar é lugar pra curtir uma boa música e se divertir durante e depois dos jogos da Copa do Mundo
ARENAS
A festa oficial da Copa do Mundo 2014 – a Fifa Fan Fest,  teve início na última quinta-feira (12) e vai até 13 de julho, dentro de estrutura montada em uma área de 34 mil m², entre a ladeira da Ponte Newton Navarro e o acesso à Fortaleza dos Reis Magos. Em 25 dias de programação, o evento vai oferecer aos potiguares e visitantes mais de 70 shows, além de exibir, num telão de 100m2, todas as 64 partidas do mundial de futebol.

O espaço tem capacidade para receber entre 18 mil e 20 mil pessoas, confortavelmente.  O acesso é gratuito, a partir das 11h. Os artistas, nacionais e potiguares (em sua grande maioria),  se apresentarão antes e depois dos jogos, num palco de 23m de altura e 40m de largura. Nesta sexta, 13, tem show de Babal (11h30), jogo México x Camarões (13h), Maestro Spock e Orquestra Forrobodó antes e depois da partida Espanha x Holanda (das 15h05 às 16h e das 18h05 às 19h). Logo após, tem Chile x Austrália no telão.

O grupo Carcará na Viagem abre a programação de sábado, às 11h30, seguido da transmissão do jogo Colômbia x Grécia (13h). Às 15h05 tem Orquestra Sanfônica e, às 16h, o  jogo Uruguai x Costa Rica. O flautista Carlos Zens sobe ao palco som sua banda às 18h05 e às 19h a música dá uma pausa para o público acompanhar pelo telão a partida entre Inglaterra e Itália. A programação musical recomeça às 21h05 com a banda de rock instrumental Camarones Orquestra Guitarrística. O jogo Costa do Marfim x Japão é a última atração do dia.

No domingo, a Fifa Fan Fest começa com show do grupo N-Ghetto de Natal, às 11h30. O jogo Suiça x Equador vem na sequência, às 13h, e logo depois, às 15h05, o músico Kiko Chagas sobe ao palco para apresentar seu trabalho. Depois, tem França x Honduras (16h), Forró da Pegação (18h05) e o jogo Argentina x Bósnia (19h).

A Arena Pepper´s, estrutura  montada na Concessionária Megastore (BR-101), continua com sua programação para os dias de jogo em Natal e da seleção brasileira. Nesta sexta, o espaço emenda o jogo com shows dos grupos D’Breck, Mesa 12 e Thiago Texeira. Informe-se pelo Informações: 3236 2886.

RITMOS POPULARES
A banda Dugiba, regida pelo maestro Gilberto Cabral, fará um animado show no pátio da Capitania das Artes nesta sexta, a partir das 19h, com entrada gratuita. O grupo foi um dos selecionados pelo Ministério da Cultura para realizar apresentações durante a Copa do Mundo. Este será o segundo do total de cinco shows. O repertório inclui composições do próprio Gilberto Cabral e músicas dos compositores potiguares Neemias Lopes, Antônio de Pádua, João Juvanklim e Edmilson Cardoso.
Nas apresentações, o grupo  irá conduzir o público em um passeio musical pelos ritmos populares do Rio Grande do Norte e Pernambuco, como frevo, ciranda, maracatu, côco e zambê. Com o tema “Um diálogo entre os ritmos populares pernambucanos e potiguares”, a banda Dugiba concorreu na seleção do Minc com mais 1800 grupos e obteve a maior nota do Nordeste e a segunda maior do país. 

ERUDITO/POPULAR
Com o tema Copa da Alegria, o IV Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do RN terá um clima festivo, um sabor de Brasil, com misturinha de clássicos eruditos e populares. O evento, sexta, no TAM, às 20h, integra a programação Copa Cultural, promovida pela SecultRN/FJA para o período do mundial de futebol. A entrada é gratuita.

Sob a regência do maestro Linus Lerner, a OSRN interpretará O Melhor do Xote, de Luiz Gonzaga, Repente Armorial, de A.J. Madureira, e Todo Sentimento, de Chico Buarque (com solo de Leixon Rodrigues de Almeida). A solista Hilkélia Medeiros, do coral Canto do Povo, participa do concerto na Aria Cantilena, das Bachianas N° 5 de Villa Lobos. De Carlos Gomes, a OSRN interpretará o trecho da ópera O Guarani que se tornou bastante conhecido por ser tema do programa A Voz do Brasil.

A célebre peça Royal Cinema, de Tonheca Dantas, também está no programa. O repertório segue com as suítes Monette e Nordestina (Duda), Garota de Ipanema, de Tom Jobim, Gonzaguiana (Ciro Pereira) e Invocação em Defesa da Pátria, de Villa- Lobos, com solo de Leciana de Oliveira. O encerramento promete ser apoteótico, com Aquarela do Brasil, de Ary Barroso.

O concerto contará com a participação do Coral Canto do Povo e da Cia. de Dança do TAM.  Tel: 3232 3669.

CANCIONEIRO/SERENATA
Com a ideia de reviver as serestas de antigamente, instrumentistas e cantores românticos de Natal criaram o projeto Serestas ao Luar, que chega  a sua terceira edição nesta sexta-feira, a partir das 20h. A serenata acontece de forma itinerante pelas principais ruas do Centro Histórico da cidade, com concentração a partir das 20h, no IFRN Cidade Alta. O evento contará com as participações de Camila Masiso e Liz Nôga, além do grupo seresteiro Luar de Natal, formado por  Arthur Canuto (violão 6 cordas), Carlos Zens (flauta), Chumbinho (bandolim), Fernandinho Régis (viola), Jailton (percussão), Miguel (sax), Rafael Almeida (cavaquinho),  Ricardo Baya (violão), Ricardo Menezes (violão 7 cordas) e  Samir Tarik (percussão).

O Serestas ao Luar percorrerá as ruas Apodi, Santo Antônio, Professor Zuza, Voluntários da Pátria, Heitor Carrilho e Vigário Bartolomeu, parando em seis Estações durante o percurso: Estação Bandeira Branca (Bar do Zé Reeira), Estação Luar do Sertão (Casa de Dona Socorro), Estação Carinhoso (Bar do João Quitê), Estação Primeiro Amor (Bardallos), Estação Felicidade (Igreja Santo Antônio) e Estação Sertaneja (Bar do Pedrinho).

FORRÓ
Quem é chegado num forrozinho, só fica em casa neste fim de semana “por motivo de força maior”, pois opção de programação é o que não falta. Uma delas é o Arraiá das Nordestinas, hoje (13), a partir das 22h, na Casa do Gonzaga, em Nova Parnamirim (ao lado da nova Toca do Caranguejo). A festa terá muito forró pé-de-serra, quadrilha improvisada e descontração. Quem comprar ingressos e mesas – vendidos no local ou pelo telefone 8845 2706 – garante o DVD do quarteto, formado por Iranilda Santana (A Deusa do Forró), Bianca Maggi, Williany Rodrigues e Juliana Bezerra.

A 6ª Festa de Santo Antonio de Estremoz, que começou no último dia 8, terá mais dois dias. O evento, na Arena Cultural São Miguel Arcanjo, próximo à estação ferroviária, contará com festival de quadrilhas, trios de sanfoneiros pé-de-serra e shows das bandas Limão com Mel e Cavalo de Pau, encerrando as programações da sexta e sábado, respectivamente. O acesso é gratuito.

O tradicional arraiá da AABB será nesta sexta, a partir das 19h. No térreo, haverá barracas de comidas típicas, pescaria e outras brincadeiras para as crianças, além de um sanfoneiro para animar o público. No salão principal, a partir das 21h, a atração é o show do grupo Os Maiorais do Forró. Informações: 3211 4412.

Em clima junino, o Buraco da Catita, na Ribeira, recebe, também nesta sexta, a partir das 22h, o grupo Catita no Rojão para “botar fogo” na noite tocando clássicos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Nando Cordel, Alceu Valença e de outros nomes da música nordestina. Informações: 2010 9185.

Casa especializada em forró, o Rastapé, em Ponta Negra, vai abrir também no domingo, além dos dias habituais (sexta e sábado), com três atrações por dia. A programação começa sempre às 22h. Informações: 3219 0181.
Sábado é dia de quadrilha improvisada e muito forró no São João do Pepper’s Hall, que terá entre as atrações a banda cearense Cavalo de Pau. Também sobem ao palco a dupla Guilherme e Gustavo e um trio de sanfoneiros. Os ingressos serão vendidos na hora. Informações: 3236 2886.

ELETRÔNICO
A Pink Elephant é uma opção para quem quer ver os jogos da Copa com ótima estrutura de imagem e som e ainda cair na dança. Nesta sexta, a boate abrirá mais cedo para transmitir o jogo México x Camarões (13h). Após a partida, começa a festa We Love Tequila com a dupla mexicana Latin Beat (DJ + percussão). Os DJs Bruno V (PE), Raphael Correia, Fabio Concentino e Horácio continuam a festa, que não tem hora pra acabar. Ingresso: R$ 35. Informações: 8118 0123.

SAMBA E SOUL BRASILEIRO
O trio Laryssa Costa e Dois de Breque, composto por Anchieta Menezes (violão de sete cordas), David Franciele (pandeiro e percussão) e Laryssa (voz),  se apresenta na sexta no Jobim Música & Gastronomia (Praça das Flores, Petrópolis), a partir das 21h30, interpretando obras de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo e de outros nomes do chorinho. Além de choro, o trio mostra um repertório rico em samba-canção e samba de breque. No sábado, mesmo horário, o espaço recebe Dudu Galvão e os músicos Oswin Lohss (piano), Renato Carvalho (sax) e Thiago Santana (guitarra) para uma noite de homenagem à música brasileira no show Soul Brasil. Informações: 3202 4200.

ROCK/POP/DISCO
Sucessos do rock internacional – de ontem e de hoje. Esse é cardápio musical da sexta-feira na Taverna Pub, que recebe, a partir das 22h, o “one man band” Celso Rocha com um repertório de baladas dos anos 70 e 80, e depois a banda Help 4 Five, que mescla clássicos dos anos 60, 70 e 80 com coisas mais atuais. Já o sábado na Taverna é pra cair na pista de dança. Neste  dia, a Orquestra A Discoteca comanda os embalos com os grandes sucessos da Era Disco – Bee Gees, Hearth, Wind and Fire, Village People, Santa Esmeralda, Gloria Gaynor e muitos outros. A noite termina com a banda Rota 101 (pop/rock nacional). Informações: 3236 3696.

A Banda Café, que recentemente lançou um CD com releituras de músicas dos Beatles, começa nesta sexta uma temporada no bar e restaurante Trio (Petrópolis). Com um repertório formatado para momentos de happy-hour, o grupo apresenta um setlist baseado em versões para artistas que marcaram época com boas melodias e belos arranjos vocais, como Bee Gees, Chicago, Simon & Garfunkel, Beatles, Supertramp, A-ha e Phil Collins. Início: 22h. Informações: 9955 0595.

O Bar El Rock, localizado na rua Raimuldo Chaves, 1892, em Candelária, apresenta nesta sexta-feira show da banda Jack Black, com clássicos do hard rock.

Quem estiver à procura de rock na sexta-feira, também pode baixar no Ateliê Bar & Gastronomia, na Ribeira. O espaço recebe, a partir das 17h, as bandas Kill My Vibe e Kung Fu Jhonny. Entrada: R$10. Informações: 9982 6087.
No sábado, o Projeto Acústico (Carmem Pradella, Levi Ribeiro e Judson Philipe) faz show a partir das 21h30 no restaurante Galo do Alto (Ponta Negra). No repertório, músicas de Adele, The Cranberries, U2, Bruno Mars, Lady Gaga, Madonna e Alicia Kiss, entre outros nomes do pop internacional. Informações: 3236 2330.

CULTURA VIVA
Dentro do projeto Circuito Potiguar de Cultura Viva – realizado pelo Governo Federal – o Ateliê Bar & Gastronomia recebe no sábado os shows de Yrahn Barreto (21h) e de Mateus Ferreira (23h) e, no domingo, o grupo Arrelia (21h). Entrada gratuita.

Cultura Viva
O Circuito Potiguar de Cultura Viva, que começou no último dia 12, prossegue neste fim de semana (sexta, sábado e domingo) com várias atrações gratuitas. A programação: da sexta tem início às 18h, com a Mostra Carlão Lima, do grupo Facetas, na Casa da Ribeira. Às 20h, o Gira Dança apresenta o espetáculo “Sobre todas as coisas” no Espaço Gira Dança. No sábado, às 18h, a Cia de Dança do TAM apresenta o espetáculo “Rio Cor de Rosa” no Espaço Gira Dança. Às 20h, na Casa da Ribeira, o Gira Dança apresenta “Alguém que não eu para falar de mim”. No domingo, às 18h, o grupo Carmim volta à Casa da Ribeira com a peça “Jacy”. Às 19h, o Gira Dança apresenta o “A Cura” na  Frei Miguelinho.

Os Primeiros Brasileiros
Aberta na última terça (10/06), a exposição “Indíos: Os Primeiros Brasileiros” fica em cartaz no Museu Câmara Cascudo (Av. Hermes da Fonseca, 1398, Tirol) até o dia 27 de setembro, de segunda à sexta, das 09h às 17h, e sábados e domingos (das 13h às 17h). Nos dias de jogos da seleção brasileira, o funcionamento será das 13h às 17h, e em dia de jogos em Natal ele não abrirá. Informações: 3342 4912.

Cultura popular
Telões com transmissão dos principais jogos e música ao vivo são as atrações da programação Calígula na Copa. A pizzaria da praia da Pipa foi especialmente preparada para receber torcedores, com roteiro que inclui música ao vivo e apresentações de cultura popular. Na estreia da Arena das Dunas, nesta sexta-feira, 13, o cantor Carlinhos Bem, com seu repertório de música popular brasileira, agita o jogo México e Camarões, a partir das 13h, e no fim da tarde, acompanhando o clássico Espanha e Holanda. O cantor permanece em temporada dias 14.

Liquid Lounge
O moderno Liquid Lounge, localizado na Afonso Pena, em Petrópolis (em frente ao CCAB), lança uma dobradinha comida e drinque para os dias de jogos do Brasil e jogos em Natal uma promoção. Na compra de seis cervejas, vai um petisco especial da casa: patola de caranguejo, bolinho de charque, bolinho de bacalhau, brusquetta ou canapé. Além disso, o restaurante também oferece a tradicional caipirinha como welcome drink.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas