quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

De Dunga ao boi

- Publicidade -

Woden Madruga [[email protected]]

Poderia ser “De Dunga a vaca”. A vaca foi para o brejo. A seleção de Dunga está indo para o brejo, o futebol do Brasil vai na garupa.  Mais ou menos aos quinze minutos do segundo tempo, numa sequência de jogadas medíocres, o Galvão Bueno dirigindo-se a Casagrande, que já foi craque no gramado e agora joga de comentarista, perguntou:  “O que é que está passando pela cabeça de Dunga? ”  Ora, pergunta dessa natureza nem a ciência consegue responder até porque ainda não há possibilidade de transferência de cérebros.  Mestre Gaspar, que ontem na calçada do Cova da Onça trocava figurinhas com o poeta Carlos Castilho – um bom goleiro 60 anos atrás -,   dizia que Dunga deveria entrar na lista do impeachment de que tanto se fala em Brasília.  Aí completou a sentença pedindo um “Cabernet Sauvignon” de sua adega chilena.

Ainda bem que hoje começa a Festa do Boi e os papos no Parque Aristófanes Fernandes vão tomar rumos mais agradáveis, mesmo com os juros altos de uma seca braba e longa.  A Festa chega aos 53 anos consolidada como uma das maiores exposições – se não a maior – do Nordeste.  E dessas bandas todas estão vindo expositores e criadores (de bovinos a caprinos e ovinos passando por equinos). Uma exposição que cresceu justamente por conta desses criadores que aqui, no Rio Grande do Norte,  fazem a Anorc, a Ancoc e  da ANQM ( Criadores de Cavalos da Quarto de Milha).  A melhor pecuária nordestina está sendo mostrada em Parnamirim.  Vai ser uma semana inteira de bons reencontros e de boas prosas por aquelas alamedas arborizadas do parque. Espero encontrar as craibeiras em flor anunciando a primavera em amarelo ouro.

Acrescente-se ainda que a Festa do Boi agasalha este ano a 13ª Exposição Nacional da Raça Sindi. A propósito, Ricardo Careca Lemos, que preside por estas bandas o Núcleo de Criadores de Sindi do Rio Grande do Norte, me mandou ontem a seguinte mensagem:  “O Rio Grande do Norte está se firmando como a ‘terra do Sindi’, pois dessas treze exposições e leilões nacionais, oito foram realizados no Parque Aristófanes Fernandes e – este ano – vamos completar nove edições em nosso Estado”.

Careca acrescenta que “Serão 260 animais da raça na pista de julgamento. Se contar com a bezerrada ao pé da vaca vai beirar os 280 animais dentro do parque o que é recorde absoluto em eventos da raça no país (e acho que no mundo, viu?). Os recordes anteriores também são nossos”

Claro que além dos Sindi vamos ver outras raças de bovinos por lá: Guzerá, Gir, Pardo-suíço, Girolando, Nelore e até Holandês.  Isso sem falar nas dezenas de raças de caprinos e ovinos, uma beleza!  Os animais na pista para julgamento, as vacas nos concursos leiteiros, e os leilões – que são uma festa dentro da festa – onde são realizados bons negócios, faturando alguns milhões, tomara que sim. Hoje, por exemplo, logo após abertura, coisa das 20 horas, tem o leilão da raça  Ponei, uns cavalinhos arretados.

Amanhã, domingo, também, ás 20 horas, haverá um dos mais importantes leilões da Exposição, o da Emparn, vendendo animais (matrizes e reprodutores) das raças Sindi, Guzerá, Gir e Pardo-suíço. O plantel da Emparn é nota dez.  Na terça-feira haverá o leilão oficial da ANQM (Quarto de Milha). Arena cheia.

E tome festa a semana inteira, o reencontro com os amigos vindos de fora com os dos terreiros de cá, papos nos alpendres da Casa do Passarinho, ninguém falando na seleção de Dunga. Mas de política é factível, certamente que sim, a partir do surrealismo de Brasília. Vamos ao Parque Aristófanes Fernandes.

Daniel Diniz 
José Daniel Diniz, seridoense de Caicó, comemora hoje seus 80 anos que serão completados dia 13, terça-feira. Da primeira turma de bacharéis da Faculdade de Direito de Natal, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Direito Tributário na Alemanha e nos Estados Unidos, professor da Universidade de Brasília e da UFRN, secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte, delegado da Receita Federal no Rio Grande do Norte, juiz federal, advogado. Carreira brilhante, cidadão exemplar, cultor da simplicidade e da honradez.

Poderia acrescentar no seu rico currículo:  cabo burocrata da 2ª Companhia do 16º Regimento de Infantaria. Isso foi em 1957/6, dividindo a caserna com as primeiras aulas do Curso Direito. Naquelas eras o 16º RI tinha em suas aguerridas tropas soldados do porte de Berilo Wanderley, Márcio Marinho, Aildo Gibson, José Mesquita Filho, Varela Barca, Walderedo Nunes,  Ronaldo Maranhão, Tota Zerôncio, Guilherme Tinôco, José Erb Ubarana, Otávio Lamartine, Hélio Ribeiro, dos que vou me lembrando agora. Só tinha herói…

A festa de José Daniel Diniz será hoje á noite no Olimpo do Tirol.

Congresso Espírita
Começou quinta-feira, 8, no Centro de Convenções de Natal, o 25º Congresso Espírita do Rio Grande do Norte. Vai até amanhã, 11. Tema central:  “Pedagogia do Amor: o florescer de uma Nova Era”. A promoção é da Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes. Os expositores vieram de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraíba.

Integração 
Hoje à noite na cidade de São Paulo Potengi tem a festa de encerramento das comemorações dos 48 anos (Festa da Integração) da Sociedade Educadora São Francisco. Vai ser ao redor da casa do seu fundador, José Miguel. Começa ás 20 horas.

Livro 
Osair Vasconcelos está com livro novo na praça, As Pequenas Histórias. São contos, escritos no rastro de suas memórias de Macaíba e de outros lugares.

O lançamento está marcado para o começo da noite do dia 22, quarta-feira, na sede do Clube dos Radioamadores.

Cientec 
Anote em sua agenda: dia 20 começa a XXI Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura, a Cientec, montada na Praça Cívica da UFRN. Tema: “Luz, despertando olhares, acendendo ideias”. A expectativa é receber 70 mil visitantes.

Afazeres domésticos
Veja o que a escritora Svetlana Alexievich fazia em casa quando recebeu a notícia que acabava de ganhar o Prêmio Nobel de Literatura. Está contada nas agências de notícias da Europa:

–  A jornalista e escritora bielorussa Svetlaana Alexievich passava roupa em casa quando recebeu, na manhã de quinta-feira, a ligação com a notícia de que era a ganhadora do maior prêmio literário do mundo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas