sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

De volta a era de ouro das cordas

- Publicidade -

Tádzio França (*)
repórter

Instrumento que embalava salões aristocráticos dos séculos 17 e 18, o violoncelo pode não parecer uma trilha sonora comum no atual cotidiano natalense – mas já foi. E está voltando a ser. Uma linha evolutiva que começa em 1910 com o italiano Thomaz Babini, primeiro professor do instrumento em Natal, e seguiu com seu filho Ítalo Babini e o enteado Aldo Parisot. Os ecos desses acordes pioneiros reverberam até hoje em iniciativas como a IV Mostra de Violoncelos de Natal, uma maratona sonora de 15 dias que inclui oficinas, palestras e concorridos concertos com nomes locais, nacionais e internacionais, na Escola de Música da UFRN. Clássico e gratuito,  para todas as audiências.
#ALBUM-5343#
A mostra, que começou nesta semana, tem cara de festival internacional. São nove professores convidados, sendo três deles estrangeiros. “Uma curiosidade é que todos os nossos convidados internacionais têm algum tipo de ligação com o Aldo Parisot. Foram alunos dele ou alunos de ex-alunos dele”, ressalta  o músico e professor Fábio Presgrave, idealizador do evento. O evento está promovendo o encontro de seus alunos participantes junto a talentos de renome internacional.

Erudito e popular
Fábio Presgrave vê o crescimento da mostra como uma continuação da história marcante que Natal teve com a arte do violoncelo. “As duas primeiras mostras eram concentradas em um ou dois convidados. Cresceu mais no ano passado, e desta vez tomou um corpo diferente, mais amplo”, afirma. Foram amplificadas as experiências com masterclasses e palestras, atraindo estudiosos e curiosos de universidades e grupos da Irlanda, Dinamarca, São Paulo, Paraíba, e Bahia.
Uma das palestras, marcada para o dia 11/08 (segunda-feira), terá o norte-americano Ole Akahoshi falando sobre Aldo Parisot, o influente violoncelista enteado de Babini. Ainda serão discutidos assuntos como a luteria para violoncelistas (dia 14/08), técnicas contemporâneas para violoncelo (18/08), e até mesmo prevenção contra lesões para violoncelistas (08/08).

Noites na Ópera
A Mostra de Violoncelos extrapola o ambiente acadêmico e científico. É lazer de alta qualidade quando leva seus professores e músicos convidados para o palco. Segundo Fábio Presgrave, o público para a música erudita é maior do que pensa os habituais roteiros de lazer da cidade. “Felizmente, há um grande público interessado nesse tipo de música em Natal. Percebemos que o natalense gosta de música de concerto. As apresentações da Orquestra Sinfônica da UFRN, por exemplo, exigem senhas antecipadas que logo se esgotam”, diz.

O concerto desta sexta-feira (08/08), às 20h, no auditório da EMUFRN, promete uma noite na ópera. A soprano ítalo-brasileira Gabriella Pace vai soltar a voz ao lado do violoncelista dinamarquês Kim Bak Dinitzen, com Durval Cesetti ao piano. A abertura será com a popularíssima “Guilherme Tell”, do italiano Gioachino Rossini. “Os concertos devem ter sempre uma linguagem acessível, e as óperas chamam a atenção por si só”, ressalta Presgrave.

Os músicos participantes já justificam a presença. Kim Bak é o violoncelista principal da Orquestra real da Dinamarca, e professor da Academia Real de Música. Já arrebatou prêmios nos Estados Unidos e por toda Europa.  Foi membro da Orquestra de Câmara da Europa por 15 anos. Kim é casado com a soprano Gabriella Pace, considerada uma das novas estrelas do canto lírico. Ela foi vencedora do Prêmio Carlos Gomes em 2010, e já cantou sob a regência de nomes como Isaac Karabtchevsky e John Neschling. Gabriella nasceu na Itália, mas foi criada no Brasil desde os três meses de idade; considera-se paulistana. Em 2014 ela participou do International Opera Awards.

No sábado, a Orquestra Sinfônica da UFRN realizará um concerto inteiramente dedicado à ópera. Gabriella Pace volta ao palco, acompanhada pelo tenor Stefano Algieri, professor da Universidade de McGill, do Canadá. No programa, trechos de óperas de Bizet, Rossini, Gluck, Handel, Puccini, Massenet, Leoncavallo, e Verdi. As senhas gratuitas podem ser retiradas a partir das 19h.

Na segunda-feira, às 20h, recital com violoncelo de Pedro Huff, da UFPE, com o piano de Michael Gurt. O próximo concerto será no dia 15/08, uma sexta-feira, com mais convidados internacionais de peso. Tocarão os violoncelistas Henrik Brendstrup, da Dinamarca, e Ole Alahoshi, dos Estados Unidos. A apresentação também contará com a presença do grupo UFRN Cellos.

Henrik Brendstrup é um músico de câmara bastante ativo, violoncelista de vários conjuntos dinamarqueses, e também professor da Academia Real de Música daquele país. Henrik é um convidado é um convidado frequente em festivais internacionais de música de câmara. Já Ole Akahoshi é professor na prestigiosa universidade americana de Yale, e também um voraz vencedor de competições ao redor do mundo. Tocou em concertos em lugares como o Carnegie Hall, Seoul Arts Center, Kennedy Center, entre outros.
O UFRN Cellos é formado exclusivamente por alunos dos cursos de música da UFRN, sendo um dos grupos mais requisitads oda universidade. Para além dos eventos locais, já se apresentou em festivais no Recife, Olinda, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O médico gaúcho Marcos Mossman trocou Porto Alegre por Natal há três anos, e pôs o violoncelo na sua trilha sonora pessoal. “Tive contato com o violoncelo em Natal, há pouco mais de um ano, e fiquei impressionado. Natal é um pólo nacional”, afirma. A “paixão” foi tanta que ele passou da audição à ação, participando de cursos de iniciação ao violoncelo. Marcos esteve na plateia de lançamento da IV Mostra, conferindo as apresentações do renomado Kaiami Satomi e do pianista Durval Cesetti. “Em junho fui para um concerto da Orquestra Sinfônica da UFRN e não pude entrar, estava lotado. Fiquei triste e feliz ao mesmo tempo”, brinca.

Serviço:
IV Mostra de Violoncelos de Natal.
Até 18 de agosto, na Escola de Música da UFRN.
Entrada gratuita.

ESTRELAS DO FESTIVAL

Gabriella Pace
A soprano ítalo-brasileira, considerada uma das maiores vozes da música lírica atual, fará concerto sexta-feira (08/08), às 20h, no auditório da EMUFRN. Vai soltar a voz ao lado do violoncelista dinamarquês Kim Bak Dinitzen, com Durval Cesetti ao piano. Gabriella foi vencedora do Prêmio Carlos Gomes em 2010, e já cantou sob a regência de nomes como Isaac Karabtchevsky e John Neschling.

Ole Akahoshi
O norte-americano falará segunda-feira (11), às 14h, no auditório da Escola de Música (UFRN), sobre Aldo Parisot, o influente violoncelista,
enteado de Babini.

Kim Bak Dinitzen
Violoncelista principal da Orquestra real da Dinamarca, e professor da Academia Real de Música. Casado com a soprano Gabriella Pace. Estará em vários concertos (ver programação).

Henrik Brendstrup
O dinamarquês será a estrela do próximo concerto, no dia 15/08, com mais convidados internacionais de peso. Tocarão também Ole Alahoshi, com participação do UFRN Cellos.

Stefano Algieri
No sábado, a Orquestra Sinfônica da UFRN realizará um concerto inteiramente dedicado à ópera. Embora a apresentação não seja parte do festival, vai contar com estrelas Gabriella Pace, de volta ao palco acompanhada pelo tenor Stefano Algieri, professor da Universidade de McGill, do Canadá.

CONCERTOS ABERTOS
Sexta-feira (08/08)
20h – Kim Bak, violoncelo
Gabriella Pace, soprano
Durval Cesetti, piano
UFRN Cellos

Sábado (09/08)
20h- Stefano
Algieri, tenor
Gabriella Pace, soprano
Orquestra Sinfônica da EMUFRN
André Muniz, maestro

Segunda-feira (11/08)
IV Mostra de Violoncelos
de Natal 2014:
Pedro Huff, violoncelo
Michael Gurt, piano

Quarta-feira (13/08)
20h- Julie
Koidin, flauta
Durval Cesetti, piano
Caio Padilha, rabeca

Quinta-feira (14/08)
20h – Recital de canto (alunos participantes das masterclasses do Prof. Stefano Algieri)

Sexta-feira (15/08)
IV Mostra de Violoncelos
de Natal 2014:
20h- Henrik Brendstrup, violoncelo
Ole Akahoshi, violoncelo
UFRN Cellos

Sábado (16/08)
20h- Stefano
Algieri, tenor
Durval Cesetti, piano

Terça-feira (19/08)
20h- Thierry Begin-Lamontagne, violão

Quinta-feira (21/08)
20h- Orquestra de Câmara da UFRN
Madrigal da UFRN
Leandro Gazineo, maestro

Sexta- feira (29/08)
20h- Anderson Pessoa, saxofone

(*) Colaborou: Cinthia Lopes, editora

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas