sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Decisão surpreendente

- Publicidade -

Decisão surpreendente

Ferdinando Teixeira, quando assumiu pela primeira vez a função de treinador de uma equipe profissional, era dono de uma bela cabeleira, cabelos encaracolados, boa pinta, professor da antiga ETFERN. Assumiu a direção técnica do Alecrim FC em 1972, no torneio Santos Dumont. Era uma espécie de preparativos para o Campeonato Estadual. Somente em 1974 é que FT entrou pra valer em um clube de maior torcida – no caso, o América FC, mas como os dirigentes queriam quebrar a série de títulos do ABC, mandou vir Sebastião Leônidas, ex-quarto zagueiro do Botafogo/RJ, auxiliar técnico do clube alvinegro. Foi correta a decisão dos dirigentes rubros, já que o América sagrou-se campeão com Leônidas e ainda ganhou a melhor de três contra o ABC para ver quem representaria o RN no Campeonato Brasileiro. Quando da passagem peloclube rubro, nos primeiros jogos do Estadual, o time era formado por Otávio, Ivan Silva,Mário Braga, Djalma e Cosme, Edinho, Garcia e Reinaldo, Jangada, Santa Cruz e Gilson Porto. Coincidência: encerra a carreira contra o clube que lançou, em 74.

Decisão (2) FT é o treinador nordestino de maior bagagem de títulos: campeão no América, ABC e Alecrim, no Fortaleza quebrando um longo jejum, campeão no CSA/AL, é também o único potiguar internacional como treinador, ao passar alguns meses no Qatar, no começo da última década. Desprovido de vaidades, FT não quis preocupar-se com seus feitos no futebol, já que nunca se preocupou em anotar suas vitórias.

O Boa é uma Boa

Com todo respeito aos poucos torcedores e cartolas do Boa Esporte Clube, mas isso não é nome que se coloque numa associação desportiva voltada para o futebol, que exija respeito. Para quem está por fora, o Boa é o antigo Ituiutaba. Sua diretoria resolveu mudar também de cidade-sede, saindo de Ituiutaba para Varginha, distante 700 quilômetros da antiga morada.

O Boa (2)

Se em Ituiutaba já não tinha tanto torcedor, virou clube fantasma, sem identidade. Ano passado, o ABC foi lá e ganhou desse Boa quando era ainda Ituiutaba. 1×0 foi o placar, um bonito gol de Cascata. A maior surpresa foi a dificuldade que o ABC teve para segurar o empate e se classificar graças ao gol de Cascata fora de casa. Este ano, o Boa vai mal das pernas, agarrando-se nos 12 pontos e o 16º lugar.

Torcida por Larissa Uma das garotas mais cortejadas (e desejadas) hoje em dia – Larissa Riquelme, prometeu desfilar pelada se o Paraguai sagrar-se campeão da Copa da América, domingo, suplantando o favorito Uruguai. O que tem de gente torcendo pelo Paraguai…

Sofrendo pelo filho A ex-mulher de Ronaldo “Fenômeno”, Milene Domingues, disse que sabia que seu companheiro lhe traía abertamente, mas para não influenciar nos primeiros anos do filho, resolveu ignorar as fugidas do marido. Hoje, estão separados.

Números

Um pouco de números do ABC, de 2008 até 2011: em 2008 o Alvinegro fez 28 pontos em casa e 18 fora, em 2009  fez 30 em casa e apenas cinco, fora, uma das piores campanhas do clube, nos últimos anos. Este ano, o ABC fez até agora 11 pontos em casa e nove, fora. Na era Machadão: de 1980 até 2001, num total de 82 jogos na série “B” o Alvinegro obteve 35 vitórias, 35 empates e sofreu 12 derrotas, um aproveitamento de 43%.

Números (2)

Depois que passou a utilizar seu “alçapão” (o Maria Lamas Farache), foram 43 partidas, com 18 vitórias, 15 empates e 10 derrotas, curiosamente o mesmo percentual de aproveitamento de quando jogava no Machadão, isto é, 43%.  O aproveitamento não revela números muito favoráveis devido a campanha apagada de 2009, retornando à “B” só ano passado. O ABC é o único clube com apenas uma derrota na “B”.

Grandes cobradores

Alguns leitores da velha guarda mandam e-mails citando os grandes cobradores de penalidades máximas que já passaram pelo “JL” com destaque para os mais talentosos, como Dé e Cileno no ABC, Nivaldo no extinto Santa Cruz, Ireno no América e também o desativado Globo. Na coluna de domingo abordarei este assunto.

Futuros

É tamanha a curiosidade dos atuais jogadores do ABC sobre o futebol da Coreia, diante do interesse fora do comum pelos craques do Alvinegro, que esta coluna resolveu  passar para aqueles que sonham brevemente estarem por lá, ampliar por 10 vezes mais as suas contas bancárias, os atuais jogadores mais famosos do país dos olhinhos fechados.

Futuros (2)

Anotem aí os ídolos coreanos: Kim Myong-Won, Nan Song-Chol, Pak Chol -Jin, Cha Jong-Hyok, Ri-Juho, An Yong-Hak, Mun In-Guk, Hong-Yong-Ju e Jong Tae-Se. O treinador mais famoso – o Joel Santana de lá é Guy-Son-in Lok. O que não deixa de despertar curiosidade, é como o potiguar João Paulo e agora o goleador abecedista “Bombinha” vão conseguir dialogar com  esses novos amigos de nomes estranhos.

Quem apita

Quem vai apitar o inédito Boa x ABC é o alagoano Pablo Santos, o jogo Santa Cruz/RN x Porto/PE é Flávio Omena, e Fortaleza x América, o maranhense Flávio Martins.

Band Natal transmite

Com narração de Lourimar Netto e comentários de Itamar Ciríaco, a Band jogará as imagens para o RN, domingo, direto do PV.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas