sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Deficientes visuais conhecem urnas

- Publicidade -

A partir de amanhã (29) e até a próxima quarta-feira (1º de outubro), os deficientes visuais terão a oportunidade de conhecer e treinar na urna eletrônica. A comissão de acessibilidade do TRE, em parceria com o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN), oferece o treinamento que é direcionado especialmente àqueles que vão votar pela primeira vez. Na última sexta-feira (26), a presidente da comissão, Fátima Régis, levou o equipamento ao IERC-RN e algumas pessoas puderam usá-lo. “Nossa intenção é que eles se familiarizem com a urna eletrônica e, assim, facilite o processo de votação no próximo domingo”, disse.
Urna eletrônica está disponível para treinamento até quarta
Foi o que fez o estudante Paulo Ricardo de Lima, 16 anos. Mesmo sem título de eleitor e, portanto, inapto para votar no próximo domingo, ele fez questão de testar a urna. “Não vou votar nessa eleição, mas, em 2016, estarei com meu título”, disse. No teste, Paulo foi bem. Em menos de um minuto, já havia digitado todos os números necessários. Já Augusto Antônio da Silva, 53 anos, votou em outros pleitos com a urna eletrônica. Mesmo assim, quis treinar no equipamento que estava no IERC-RN. “A gente tem a oportunidade de eleger nossos representantes”, contou.

#SAIBAMAIS#O Rio Grande do Norte possui mais de 20 mil portadores de alguma deficiência física cadastrados junto ao TRE para votar. Esse número é pequeno se comparado com o total de deficientes existentes no Estado. Segundo o IBGE, são mais de 800 mil portadores de necessidades especiais em todo o Estado. “O número de cadastrados é baixo. Queremos mudar essa realidade e, por isso, a comissão de acessibilidade oferece algumas facilidades”, disse Fátima. A presidente da comissão explicou ainda que as seções eleitorais onde há deficientes cadastrados são colocadas no pavimento térreo dos edifícios.  O IERC-RN está localizado na rua Fonseca e Silva, número 1.113, no Alecrim, próximo a escola Padre Miguelinho. A urna estará disponível até quarta-feira, sempre pela manhã.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas