Alex Régis
Deífilo Gurgel
O estado de saúde do folclorista e poeta Deífilo Gurgel permanece gravíssimo. Internado na UTI do hospital PAPI desde o dia 21 de janeiro, Deífilo está com gradativa falência múltipla dos órgãos. "Desnutrição, pneumonia, os rins pararam de funcionar. O quadro é gravíssimo, houve uma piora, mas estamos aguardando uma definição antes de tomar qualquer atitude", informou Alexandre Gurgel, filho do pesquisador, na manhã desta segunda-feira.
Considerado o maior estudioso de Cultura Popular da atualidade, Deífilo Gurgel trabalhou por 27 anos na organização do livro "Romanceiro Potiguar". Ainda inédita, a obra traz cerca de 100 entrevistas com mestres da cultura popular e transcrição de 300 romances ibéricos registrados entre 1985 e 1995, quando percorreu todo o Rio Grande do Norte identificando e catalogando memórias, tradições e o que restava de sabedoria oral.
A edição conta com apoio da Fundação José Augusto/Secretaria Extraordinária de Cultura, mas ainda não há data definida para lançamento de "Romanceiro Potiguar". Os grupos populares de São Gonçalo do Amarante já estão organizando homenagem ao folclorista.