sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

DEM oficializa aliança com PSDB para eleições em Natal

- Publicidade -

Anna Ruth Dantas – Repórter

O Democratas, partido presidido pelo senador José Agripino Maia, oficializou ontem o apoio a pré-candidatura do deputado federal Rogério Marinho (PSDB). A indicação do candidato a vice deverá ser feita pelo DEM. No entanto, o deputado ainda é ponderado ao anunciar a chapa.
Deputado Rogério Marinho discursa no ato de oficialização do apoio do DEM ao pré-candidato
“O DEM poderá indicar o vice, mas esse é um processo de diálogo que ainda faremos”, disse Rogério Marinho. O evento político contou com a presença da cúpula do DEM, inclusive a governadora Rosalba Ciarlini.   

O senador José Agripino Maia disse que o apoio ao PSDB em Natal faz parte da articulação nacional dos dois partidos. “Os dois partidos vão caminhando juntos em nome da oposição do Brasil. Aqui há conotação especial, Natal precisa de um administrador, de alguém que conheça números do orçamento, que saiba operar o dinheiro público”, destacou o senador.

Em uma crítica direta a atual gestão da prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV), o senador disse que a cidade está precisando de um “administrador”. “Natal precisa de um administrador, de alguém que conheça números do orçamento, que saiba operar o dinheiro público. Rogério se prepara para ser prefeito de Natal há anos. Ele faz projetos bons para Natal”, disse o senador Agripino. Ele lembrou que já foi candidato muitas vezes e disse que “sei como é importante você ter vontade de ganhar. Rogério Marinho terá oportunidade de mostrar do que é capaz”.

O deputado federal Felipe Maia também trouxe um discurso de crítica a situação da capital potiguar e destacou que é preciso eleger um gestor que tire a cidade das baixas colocações na qualidade da educação e melhore a auto-estima da população. “Quero prefeito que traga de volta a auto-estima”, destacou.

O deputado federal Rogério Marinho enalteceu o apoio do DEM como um “reforço importante para a pré-candidatura”.

Reeleição
Durante o discurso que fez para agradecer o apoio do DEM, o deputado federal Rogério Marinho defendeu a reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. Ele disse “não ter dúvida” que a chefe do Executivo estadual concluirá o mandato na perspectiva da reeleição. “Vamos ter posição de maior evidência para lhe ajudar (a Rosalba Ciarlini) e superar os problemas do Estado do Rio Grande do Norte”, disse o deputado federal, ressaltando que o trabalho a ser feito é de “reestruturação”.

Rogério Marinho chamou atenção para os índices de Natal, que mostram a cidade com 80% das residências sem escritura pública e 70% sem saneamento. “Administrar não é fazer teatro, não é quebrar Constituição em função circunstancial. Administrar é respeitar os cidadãos e as leis”, disse o deputado, em uma clara referência ao fato do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) ter as contas reprovadas pela Câmara Municipal.

O pré-candidato do PSDB disse que o gestor precisa de “criatividade” e nas críticas fez referência indireta não apenas a Micarla de Sousa, mas também aos ex-gestores Carlos Eduardo e Wilma de Faria. “Natal foi a cidade de médio porte que nos últimos dez anos teve o maior crescimento de favelas.  Foram dez anos de improviso, da falta de condição de fazer uma cidade diferente. As pessoas se preparam para serem candidatas, mas não para administrar a cidade”, destacou.

PMN adia definições em Natal

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, participou do evento de adesão do DEM à pré-candidatura do deputado Rogério Marinho, mas foi cauteloso e não declarou apoio do seu partido, o PMN, à aliança.

O parlamentar disse que irá atuar junto ao diretório do PMN para que o apoio da legenda seja dado ao deputado tucano. “Devo dizer que faço parte de um partido que é presidido pelo deputado Antonio Jácome. Fazemos parte de um bloco político, capitaneado pela governadora Rosalba Cialini. Vamos nos reunir para deliberar oficialmente o apoio aquele que será o nosso candidato oficial a cidade de Natal”, disse Motta.

Ele foi o único deputado do PMN que participou do evento promovido pelo Democratas. O deputado Antonio Jacome, embora convidado, não foi ao evento.

O PMN deverá se reunir nos próximos dias para definir o destino do palanque em Natal. Embora integre a bancada governista, o deputado Antonio Jacome tem ligações com a prefeita Micarla de Sousa. Já que foi por uma articulação da gestora, nomeando o vereador Heráclito Noé para secretário chefe do Gabinete da Prefeita, que o irmão do presidente do PMN, Osório Jacome (PSC), conseguiu chegar a uma cadeira na Câmara de Vereadores.

CRÍTICAS A WILMA DE FARIA

A governadora Rosalba Ciarlini trouxe um tom de crítica as gestões estaduais passadas durante o discurso que fez no evento que marcou a adesão do DEM à pré-candidatura de Rogério Marinho. Ela lembrou as operações Higia (que aponta um esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde), Foliaduto (denúncia de esquema de corrupção na Fundação José Augusto) e Ouro Negro (suposto favorecimento ilegal para concessão de benefícios) que ocorreram na gestão da ex-governadora Wilma de Faria.

“No meu Governo não tem Foliaduto, não tem Operação Higia, não tem Ouro Negro. No meu Governo não tem essas operações que envergonhavam o nosso Estado pelo Brasil todo”, disse a governadora.

Ela disse que está fazendo uma reconstrução do Estado e frisou que já conseguiu resgatar a honestidade” da administração. “Não é fácil reconstruir. Tenha certeza já está reconstruída é a credibilidade do Rio Grande do Norte, a honestidade na administração pública. Tem gente querendo ver o circo pegar fogo. A guerra é grande, muitas dificuldades para serem superadas. Essas mãos sempre foram e continuarão limpas”, disse a governadora.

Para rebater as constantes críticas a gestão da saúde, Rosalba citou, durante seu discurso, o trabalho que fez para reabrir o hospital de Assu e a instalação de unidades do SAMU em Santa Cruz, João Câmara e Assu, anunciando que também chegará ao Alto Oeste.

Encontro municipal do PT vai homologar candidaturas

A Executiva Municipal do Partido dos  Trabalhadores vai homologar hoje a candidatura do deputado Fernando Mineiro, ao cargo de prefeito de Natal, e dos possíveis concorrentes à vice-prefeito e vereadores. A legenda optou pelo projeto partidário em detrimento ao apoio ao pré-candidato Carlos Eduardo Alves, que formalizou aliança com os demais partidos da base da presidenta Dilma Rousseff (PT). O encontro dos petistas ocorrerá às 14 h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN).

De acordo com a diretoria petista, o encontro vai discutir a linha de atuação da sigla nas eleições 2012 para as candidaturas majoritárias e proporcionais, além de debater o Plano de Governo para a cidade, a política de alianças e estratégias que serão adotadas durante o pleito deste ano. Terão direito a voto, os 330 delegados e delegadas eleitos no último sábado (26), durante o Encontro Municipal de Tática Eleitoral. Os demais militantes que tem interesse em participar do evento,podem se inscrever como observadores (sem direito a voto), durante ocredenciamento, ou mesmo, aderir à lista de suplência, caso algum delegado não compareça ao encontro. Estarão presentes no encontro toda direção executiva do PT de Natal e os deputados Fátima Bezerra e Fernando Mineiro.

O Partido dos Trabalhadores de Natal promoveu uma série de encontros com o objetivo de debater, com diversos segmentos, as demandas, as ideias e as alternativas para os principais problemas de Natal. As rodas de conversas giraram em torno de temas como saúde, educação, cultura, habitação, mobilidade urbana, modernização da gestão e políticas públicas para a juventude. O deputado Mineiro, pré-candidato da legenda, avaliou que as eleições municipais se darão num contexto de “desânimo” causado pela decepção das pessoas com a atual gestão e enfatizou a necessidade de dialogar com a população para reverter a situação.

Ingresso do PSB na proporcional preocupa o PCdoB

O ingresso do PSB na aliança em torno da pré-candidatura de Carlos Eduardo Alves (PDT) para a Prefeitura de Natal gerou questionamentos na aliança, mais especificamente no PC do B, que questiona a viabilidade de ter os peessebistas na coligação proporcional. O vereador George Câmara (PC do B) enfatizou que a presença do PSB na disputa para a câmara de vereadores provavelmente sepultará o projeto dos candidatos comunistas. “O PSB entra na disputa no nível de competitividade que nós já conhecemos. Nosso esforço é de restabelecer palavra dada pelo PDT, mas se não der paciência”, obervou o parlamentar municipal. A cúpula pedetista e o presidente do PC do B, Antenor Roberto, se reuniram ontem e discutiram possíveis saídas para o imbróglio gerado.

De acordo com Ricardo Pinto, presidente municipal do PDT, uma das saídas será dividir a coligação na chapa proporcional e mantê-la unida na majoritária. “A coligação, a princípio, será com todos eles, agora o que nós admitimos, e eu acho que será o melhor caminho, é que poderemos ter duas prorcionais, uma estratégia que garanta o maior número de vereadores”. Pinto considera a aliança política “consumada”.

Na próxima semana, o diretório municipal do PDT elaborará a estimativa de cálculos e a nominata  da aliança para pôr em mesa a expectativa da coligação em torno do nome de Carlos Eduardo. “Vamos colocar nomes e ver estratégia de organização. É nessa hora que será feita a relação do número de candiatos e as perspectivas”, reforçou o dirigente pedetista.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas