sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Dificuldades x ajustes

- Publicidade -

Diante das dificuldades e incertezas quanto às medidas que serão adotadas pela presidente Dilma Rousseff, para conter a inflação e retomar o crescimento da economia, há uma unanimidade entre as previsões de analistas acerca do próximo ano: 2015 será um período de ajustes. As ações que afetarão diretamente o bolso do brasileiro serão sentidas logo no primeiro semestre. Mesmo que o governo federal consiga reduzir o ritmo da economia e conter a inflação e equilibrar as contas públicas, nos próximos meses, o brasileiro deverá sentir o aumento nos preços administrados – os que são definidos por contratos ou decisões de órgãos públicos – em 2015, sobretudo no caso da energia elétrica. A escassez de chuvas nos próximos meses pode levar a uma alta expressiva da conta de luz.

LIDERANÇA Crescimento econômico vigoroso agora e de olho no futuro, a China vem emergindo como a maior investidora mundial em pesquisa e desenvolvimento (P&D). A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), disse em relatório recente, que a China superou a União Europeia (UE) e se tornou o segunda maior investidor mundial, atrás dos EUA. A OCDE prevê que a China vai ultrapassar os EUA e assumir a liderança em P&D, em 2019, caso os investimentos chineses continuem no ritmo atual.

Shopping (I)
Para Luís Augusto Ildefonso, diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), a tendência entre os empreendedores de shoppings é expandir unidades que já existem e estão consolidadas, em vez de lançar empreendimentos – o que deve ser bem recebido por varejistas. “O lojista prefere entrar num empreendimento vitorioso que está em expansão”, comenta. Além disso, afirma, as negociações devem favorecer mais o varejo daqui para a frente.
Shopping (II
Hoje, diz Ildefonso, os lojistas têm mais “cartas na mão” para negociar condições mais favoráveis com os desenvolvedores de shopping. As empresas operadoras de shopping centers que acabaram de inaugurar empreendimentos no País estão com dificuldades para alugar os espaços para as varejistas. Na tentativa de atrair inquilinos, há casos até de companhias que se dispõem a bancar a instalação dos lojistas. A ocupação média dos 36 shoppings abertos em 2013 no País chegou a 57% em junho deste ano.

PREMIAÇÃO A cerimônia de premiação do Top Natal, uma parceria entre a TRIBUNA DO NORTE e o Instituto Consult Pesquisa, acontecerá no próximo dia 27, às 20h, no Olimpo Recepções, em Candelária. Serão conhecidas as 39 marcas mais lembradas pelos consumidores natalenses e saber qual será a empresa TOP dos TOP’s, aquela mais lembrada dentre todos os segmentos. Esse ano a pesquisa Top Natal conta com duas novas categorias – Café e TV por Assinatura.

Pessimismo exagerado
Para o economista-sênior do Banco Mundial, Philip Schellekens os países emergentes estão claramente sofrendo uma desaceleração econômica, mas tem havido um pessimismo exagerado sobre o Brasil. Entende que “houve um superotimismo com o Brasil durante o ‘boom’ das commodities e agora há um pessimismo exagerado sobre a situação da economia brasileira”, disse ele recentemente em um seminário na Universidade Columbia, sobre perspectivas para os Brics grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

DEBATE Na segunda-feira, 1º de dezembro, acontecerá o último seminário de 2014, do projeto “Os Motores do Desenvolvimento do RN”, na Fiern. Em debate o Mais RN, com o tema “Perspectivas Econômics para o RN e o Brasil – 2015-2018”.

O pagamento de 50% do 13.º (décimo) salário deve ser feito até a próxima sexta-feira (28), pela iniciativa privada. Os 50% restantes até o dia dia 20 de dezembro. Pelas contas do Dieese a gratificação natalina vai fazer circular R$ 1,77 bilhão no mercado potiguar. O impacto será 14% maior em relação a 2013, segundo previsão do Dieese. Os servidores estaduais ainda esperam pela confirmação do pagamento do décimo.

O destino do 13º salário da maior parte dos consumidores não será as compras de Natal. Pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac) indica que 68% dos consumidores pretendem usar a renda extra para quitar dívidas. Apenas 11% devem gastá-lo com presentes, uma queda de 21,43% em relação a 2013. E, somente 2% dos consumidores farão reservas.

O Natal e Ano Novo aquecem os negócios em bares e restaurantes das cidades. O início da alta estação, nas cidades litorâneas e a grande procura por espaços para confraternizações fazem de dezembro o mês mais esperado de todo o ano pelo setor de bares e restaurantes de Natal, que alcançam um aumento de até 20% no faturamento nesse período. O décimo terceiro dá uma boa ajuda nesse período.

PETRÓLEO De terça a quinta ( 25 a 27), Natal vai receber a quarta edição da “Brazil Onshore”, promovido peço Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) em parceria com a Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE) e com o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne). Será no Centro de Convenções , tendo como tema como “Crescer, Inovar e Revitalizar”, com a presença de 400 participantes e de expositores respeitados internacionalmente. A feira paralela contará com estandes de 60 empresas expositoras.

COOPERATIVAS O Banco Central mudou a legislação sobre cooperativas de crédito. Entre elas está a redução da exigência de capital nas operações que vão ganhar uma folga de R$ 760 milhões, e a permissão para que elas possam fazer emissões de letras financeiras. Nas operações realizadas entre instituições dentro de um mesmo sistema de cooperativas, a exigência de capital passa a ser calcula por meio de um fator de ponderação de risco de 20%. Antes, era 50%.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas