sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Dilma Rousseff escolhe os novos ministros

- Publicidade -

A presidente Dilma Rousseff definiu novos ministros, com a escolha do professor de Ética e Filosofia Renato Janine Ribeiro para a Educação; e do ex-tesoureiro da campanha de 2014 Edinho Silva para a Secretaria de Comunicação Social. Os dois foram anunciados oficialmente pela Presidência da República. Os portais de notícias UOL e G1 também noticiaram como confirmada a indicação do ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves para o Ministério do Turismo.
Henrique vai, segundo os portais, para o Ministério do Turismo
“Com o anúncio de dois novos ministros, Renato Janine Ribeiro para o Ministério Educação e Edinho Silva para a Secretaria de Comunicação Social, a expectativa é que o nome de Henrique Alves seja o próximo ser anunciado para integrar o primeiro escalão de Dilma”, destacou o “Blog do Camarotti”, hospedado no portal G1. O UOL também informou, em manchete, que “Janine Ribeiro assumirá Ministério da Educação, e Eduardo Alves, do Turismo”. 

Ontem, o professor Renato Janine Ribeiro disse que recebeu “com satisfação” o convite feito a ele pelo Palácio do Planalto para assumir a pasta de Educação. “Fiquei muito satisfeito. O Palácio do Planalto me convidou hoje (ontem) para ser ministro, estive lá em Brasília, conversei com a presidente, acertamos os pontos e agora eu tenho de me preparar para a posse”, afirmou o filósofo em Araçatuba, interior paulista.

#SAIBAMAIS#Ele destacou que, até o dia 6 de abril, data da posse, vai fazer uma “imersão” nos assuntos que envolvem o Ministério da Educação. “Até lá, eu vou ter de me dedicar muito ao tema. Não vou dar declarações até a data porque se trata de um ministério muito complexo, embora eu conheça a área de educação e já tenha trabalhado no ministério antes”, disse na noite de ontem.

Renato Janine citou o lema Pátria Educadora adotado pela presidente Dilma Rousseff, reforçando que não haverá nenhuma mudança de rumo, uma vez que “se trata de uma política de governo da presidente que será mantida”.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o professor Renato Janine Ribeiro vem cuidando da transição na pasta com auxiliares do MEC.  Ele foi o primeiro nome que surgiram nas especulações quando Cid Gomes deixou o cargo há uma semana.

Ex-tesoureiro da campanha fica na Comunicação Social
Brasília (AE) – O tesoureiro da campanha pela reeleição da presidente Dilma Rousseff, Edinho Silva (PT), foi indicado novo ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), informou em nota o Palácio do Planalto nesta sexta-feira, 27. A posse de Edinho está marcada para a próxima terça-feira, 31, às 11 horas, no Palácio do Planalto.

Ex-deputado estadual e ex-prefeito de Araraquara, Edinho já foi presidente do partido em São Paulo e foi cotado para assumir a Autoridade Pública Olímpica (APO), consórcio formado pelos governos federal e fluminense e pela prefeitura do Rio que coordena as ações dos Jogos Olímpicos de 2016. Mas, diante da conflagração da base aliada no Congresso e de ameaças de retaliações, a avaliação do Planalto é que seu nome poderia ser rejeitado pelo Senado.

Da corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB), majoritária no PT e a mesma do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Edinho assume a Secom no lugar do jornalista Thomas Traumann, que pediu demissão nesta quarta-feira, 25, depois de o portal Estadão.com revelar o conteúdo de um documento reservado do Palácio do Planalto que via “caos político” e criticava a “comunicação errática” do governo federal. Edinho comando as finanças da campanha de Dilma Rousseff no ano passado. Em dezembro, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral aprovaram com ressalvas as contas da petista. Ele é graduado em ciências sociais pela Unesp de Araraquara e obteve o título de mestre em Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas