sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Diretor da Consult analisa números da pesquisa

- Publicidade -

O diretor do instituto Consult, Paulo de Tarso Teixeira, responsável pela pesquisa, avaliou que os números podem ser vistos como uma “prestação” de serviço e precisam ser analisados de forma detalhada. Ele chamou atenção que nos resultados da pesquisa estimulada para o Governo do Estado, 37% dos eleitores responderam que votariam em brancos, nulos ou estão indecisos. “Se formos analisar a intenção de votos apenas em Natal, os brancos, nulos e indecisos somam 40%”, destacou Paulo de Tarso Teixeira.

Para analistas políticos, essa situação é considera normal, neste momento de pré-campanha do Rio Grande do Norte, porque as candidaturas dos principais concorrentes ao pleito de 2014 ainda não foram homologadas nas convenções. Todos estão na condição de pré-candidatos.

Sobre o fato da pesquisa não ter trazido os números da rejeição, o diretor da Consult explicou que não colocou esse quesito porque, como a governadora Rosalba Ciarlini tem uma rejeição muito elevada, seria mascarada a rejeição dos demais pré-candidatos. “É fato, quando se coloca o nome da governadora Rosalba ela não aparece tão bem quanto os outros candidatos e na parte da rejeição a governadora traz um número muito alto e isso mascara a rejeição dos outros candidatos”, explicou Paulo de Tarso. Ele ressaltou que no dia 10 de julho, quando as candidaturas já estarão registradas no Tribunal Regional Eleitoral, já será possível analisar a rejeição.

#SAIBAMAIS#Ao avaliar os números para o Senado, o diretor da Consult observou que “não é o eleitor conhecer o candidato. Ele (o eleitor) precisa ter vontade de votar no candidato”. Para Paulo de Tarso a eleição para a vaga no Senado “está aberta”.

Ao analisar os números de aprovação e desaprovação do Governo Rosalba, o diretor da Consult chamou atenção para o resultado em Natal: a desaprovação do Governo do Estado chega a 89,5% na capital. “Em Mossoró, o Governo Rosalba tem 57,3% de rejeição”, completou, chamando atenção ainda que a desaprovação do Governo do Estado na região do Seridó é de 66,5%.

Sobre a aprovação da presidente Dilma Rousseff, o diretor da Consult analisou que a presidente Dilma Rousseff tem uma desaprovação maior em Natal. “Quando a gente puxa para as regiões menos favorecidas, que seria a Central e Alto Oeste [bem contempladas com recursos federais], a aprovação vai a 66,7%”, frisou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas