sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Disco “Paêbirú” volta às lojas

- Publicidade -

Capa do disco Paêbirú - Caminho da Montanha do SolÉ possivelmente o mais caro e o mais raro disco nacional. Passou quase 40 anos sumido, mas agora pode ser encontrado em diversas lojas em seu formato original, em vinil, um elepê duplo. Trata-se de “Paêbirú”, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, gravado entre outubro e dezembro de 1974 na extinta gravadora Rozenblit (fundada em 1954 por José Rozenblit no Recife).

Logo após ter sido gravado, a sede da gravadora pegou fogo com o material dentro. Conseguiram salvar poucos exemplares, que passaram a ser disputados nos sebos como diamantes na savana sul-africana – chegaram a pagar US$ 4 mil por um LP autêntico.

LP duplo lançado em 1975 é tido como o mais valioso do BrasilO próprio Zé Ramalho disse uma vez que a única cópia que tinha de “Paêbirú” era “um vinil pirata alemão”. Por uma artimanha do “copyright” global, o disco duplo em vinil foi agora lançado numa edição especial de luxo em Londres, pela gravadora Mr. Bongo, e está disponível para venda em lotes importados nas lojas especializadas (a Livraria Cultura possui umas
20 cópias). A Mr. Bongo atua em Londres desde 1989 e especializou-se em relançar raridades da música.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas