Disco “Paêbirú” volta às lojas

Publicação: 27 de Junho de 2012 às 00:00 | Comentários: 3
A+ A-
ReproduçãoCapa do disco Paêbirú - Caminho da Montanha do SolCapa do disco Paêbirú - Caminho da Montanha do Sol
É possivelmente o mais caro e o mais raro disco nacional. Passou quase 40 anos sumido, mas agora pode ser encontrado em diversas lojas em seu formato original, em vinil, um elepê duplo. Trata-se de “Paêbirú”, de Lula Côrtes e Zé Ramalho, gravado entre outubro e dezembro de 1974 na extinta gravadora Rozenblit (fundada em 1954 por José Rozenblit no Recife).

Logo após ter sido gravado, a sede da gravadora pegou fogo com o material dentro. Conseguiram salvar poucos exemplares, que passaram a ser disputados nos sebos como diamantes na savana sul-africana - chegaram a pagar US$ 4 mil por um LP autêntico.

ReproduçãoLP duplo lançado em 1975 é tido como o mais valioso do BrasilLP duplo lançado em 1975 é tido como o mais valioso do Brasil
O próprio Zé Ramalho disse uma vez que a única cópia que tinha de “Paêbirú” era “um vinil pirata alemão”. Por uma artimanha do “copyright” global, o disco duplo em vinil foi agora lançado numa edição especial de luxo em Londres, pela gravadora Mr. Bongo, e está disponível para venda em lotes importados nas lojas especializadas (a Livraria Cultura possui umas
20 cópias). A Mr. Bongo atua em Londres desde 1989 e especializou-se em relançar raridades da música.



Deixe seu comentário!

Comentários

  • mudernage

    O selo Inglês Mr Bongo, já faz aí uns 5 anos(2008) que relançou o Paêbiru... as lojas brasileiras é que aparentemente só agora se motivaram para importar o disco.

  • er.ouroverde

    TENHO UM ALBUM PAEBIRU )KM AUTOGRAFODO POR ZE RAMALHO

  • er.ouroverde

    to com album duplo pae-biru vendo por US$ 5000 meu fone e 919978 3121