quinta-feira, 25 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Do pepino ao laser

- Publicidade -

Existem tipos diferentes de olheiras: as de nascença, de ordem genética, hereditárias, e as adquiridas após noites de sono mal dormidas, seja motivadas por cuidar de bebês insones ou por excesso de cigarros, álcool, farra. Mas também existem várias formas de tratá-las. Das compressas de pepino ou chá de camomila gelado (ver quadro) a uso de laser de luz pulsada.

Peeling, fotoproteção, drenagem linfática, luz intensa pulsada, cremes, ácidos; todos têm como principal objetivo diminuir a vascularização e hiperpigmentação na área abaixo das pálpebras inferiores.

Mas existem também os truques caseiros como as compressas com saquinhos de chá gelado, principalmente de camomila, rodelas de pepino e batata sobre os olhos. Tudo paliativo.

A técnica em estética Lidiane Vasconcelos diz não acreditar nesses métodos como tratamentos de fato, mas sim como uma alternativa para amenizar o problema.
Esteticista mostra os pequenos vasos nas pálpebras e os sulcos profundos em olheiras adquiridas
“O que eu chamo de paliativo? Você vai para uma festa e veio com a pele muito cansada, e aí formou olheira. Você pega uma compressa de camomila gelada e coloca, vai melhorar consideravelmente. Se eu estou numa TPM daquelas, estou para menstruar, se tenho olheira, acentua. Se eu faço uma máscara de argila com chá de camomila gelado vai aliviar. Mas não resolve”, comenta a esteticista.

Maquiagem e corretivos

Proprietária de um equipado centro de estética e beleza, Lidiane está acostumada a levantar expressões de quem chega com olheiras pesadas e profundas. Para tanto, está munida com pós, cremes, máscaras, corretivos em geral. E para cada tipo de olheira, há um pigmento diferente. Se o tom da pele abaixo dos olhos é arroxeado, usa-se a correção amarela. Caso seja mais puxado para o roxo ou marrom, a esteticista usa outra cor. “O corretivo amarelo neutraliza essa cor escura. Então, a gente faz a correção com pigmento de cor amarela e por cima a gente coloca uma base, um pó, com o tom de pele mais próximo possível do tom de pele da cliente, pra ficar o mais natural possível.”
Aplicação de corretivo com pigmento específico em olheiras permanentes de tom arroxeado
As pessoas de tez mais morena ainda sofrem mais com as olheiras, segundo Lidiane, pois há uma hiperpigmentação, uma hiperprodução de melanina.

Com olheiras

A cabeleireira Daiana Monique, 25 anos, possui olheiras de ordem genética, do tipo permanente, escuras e profundas, e não só abaixo dos olhos; acima também. Lidiane Vasconcelos classifica o caso dela como complicado e difícil de corrigir. “Você corrige mas mesmo assim ainda se percebe que ela tem. Além do tom roxo da olheira, tem a questão da cavidade”, avalia a esteticista.

Perguntando que tipo de sentimento Daiana nutre por suas olheiras, ela diz de pronto: “Incomoda muito!”, enfatizando ainda o longo tempo de convivência com elas. “Quando percebi que estava muito forte, que tinha muito olheira, aí eu tentava disfarçar um pouco. Já me acostumei mas eu não gosto não.”
Ao corrigir as olheiras, a esteticista Lidiane Vasconcelos retira das clientes expressão de cansaço
Já a contadora Adriana Vasconcelos, 35 anos, estava no salão corrigindo olheiras adquiridas devido a noites mal dormidas e a uma forte gripe. Apesar de elas não serem tão escuras como as de Daiana, formam sulcos, principalmente devido ao cansaço.
#SAIBAMAIS#
“Na verdade, depois que você tem filhos, nunca mais você se livra das olheiras. Porque mesmo quando eles crescem, você acorda pra ver como eles estão. Aí. Você vai associando outras coisas, agregando. Sai à noite, tem que acordar cedo pra trabalhar. No meu caso, acho que a a alimentação também influencia muito. Estou gripada e numa rotina muito corrida. Então, não estou me alimentando direito, estou dormindo tarde, acordando cedo”, relata Adriana. 

Bate-papo >>> Juliana Rabelo – dermatologista


Quais são as principais formas de tratamento para olheiras? Medidas como compressa com chá de camomila ou leite com mamão resolvem mesmo?

Os principais tratamentos consistem em cremes de uso local, laser, luz intensa pulsada e fotoproteção, todos com objetivo de diminuir a vascularização e hiperpigmentação  local. Para os casos de sulcos pronunciados, pode ser feito preenchimento destes com ácido hialurônico objetivando diminuir sua profundidade. Medidas como compressas com água ou chá de camomila gelados  causam melhora momentânea pela vasoconstricção (colabamento de vasos) local.


O que acha da técnica de micropigmentação?

Por se tratar de uma técnica com inserção de pigmento sob a pele, como se fosse uma tatuagem temporária, não acho muito interessante pois há risco de alergia.


Olheiras muito severas podem criar algum tipo de retração ou autoexclusão social? Algo pode ser feito para resolver o problema a curto prazo?           

Toda patologia que altere a estética da pele pode cursar com algum grau de insatisfação pessoal com a imagem, o que pode levar o paciente a evitar contatos sociais. Felizmente, a coloração das olheiras pode ser disfarçada com cosméticos cada vez mais modernos e, em poucos minutos, ficam escondidas! Se o problema são os sulcos pronunciados, o preenchimento é um método geralmente eficaz.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas