sexta-feira, 19 de abril, 2024
29.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Dom Jaime nomeia novo Vigário Geral da Igreja

- Publicidade -

Roberto Lucena – Repórter

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, começou a fazer as modificações administrativas na Arquidiocese. Ontem, foi anunciada a primeira mudança. O pároco do município de Nova Cruz, padre Edilson Soares Nobre, assumiu a função de Vigário Geral. Outras mudanças irão acontecer e o anúncio dos nomes dos novos auxiliares do arcebispo será feito durante a celebração da Missa dos Santos Óleos, na quinta-feira da Semana Santa.
Dom Jaime apresenta o novo Vigário Geral da igreja, padre Edilson Soares, ex-pároco de Nova Cruz
Padre Edilson Soares tem 46 anos de idade e no próximo dia seis de abril completa 21 anos de ordenação sacerdotal. “É um presente antecipado que traz consigo muita responsabilidade. Fui escolhido e recebi esse convite com muita humildade e alegria. Nossa missão é ajudar a Igreja. Estou disposto a servir”, disse. Além de ser o responsável pela Paróquia da Imaculada Conceição, de Nova Cruz, o religioso é o Assistente Eclesiástico da Pastoral da Comunicação. Em breve, ele deixará ambas funções para se dedicar exclusivamente ao novo cargo.

O novo Vigário Geral é um antigo amigo de Dom Jaime. Se conheceram na época em que Edilson Soares ingresso no Seminário de São Pedro. À época, Dom Jaime era o reitor da instituição. “E mesmo depois que saí do seminário, não perdemos o contato. Sempre mantivemos a amizade”, disse o padre.

Ao ser ordenado, a primeira função assumida por padre Edilson foi a de Vigário Paroquial em São Paulo do Potengi. Em seguida, foi pároco em Lajes, passou sete anos em Macau, na mesma função e, por dois anos, morou em Roma onde estudou Comunicação Social. No retorno ao Rio Grande do Norte, foi nomeado pároco em Nova Cruz. “Agora, sendo o Vigário Geral o colaborador direto do bispo, pretendo contribuir em tudo o que for necessário para o melhor andamento dos trabalhos, sejam pastorais ou administrativos. Pretendo servir como elo entre o bispo e os diversos setores da Igreja e segmentos da sociedade”, afirmou.

A mudança administrativa na Arquidiocese de Natal não foi encerrada. Ao contrário, apenas começou. Dom Jaime fará mudanças nas coordenadoria pastorais, comissões de setores e vigários episcopais. O atual Chanceler da Cúria Arquidiocesana, padre Júlio César Cavalcante, deixará o cargo. Os nomes dos novos auxiliares serão anunciados na manhã da próxima quinta-feira, durante a celebração da Missa dos Santos Óleos.

De acordo com Dom Jaime, as mudanças foram definidas após várias reuniões com o clero. “Consultei todo o clero, ouvi as sugestões das pessoas. É sempre bom ouvir os demais quando vamos definir os nomes dos assessores. Na próxima semana, em um momento que considero muito propício, vamos anunciar o nome dos outros assessores”, informou. Não foi definido ainda quem assumirá o lugar de padre Edilson na Paróquia de Nova Cruz.

UFRN reforça parceria no Estado

Na tarde da última segunda-feira, Dom Jaime fez visita de cortesia à reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, que estava acompanhada da vice-Reitora, Maria de Fátima Freire Melo Ximenes, professores e outros assessores.

A reitora agradeceu a visita do arcebispo e relatou que a universidade mantém parcerias com a Arquidiocese e que pretendem continuar com essa visão. Dom Jaime agradeceu e disse ser uma honra ser recebido pela reitora e todos os assessores. “Não podemos prescindir das parcerias com a UFRN para muitos trabalhos. Podemos levar adiante todo o aprendizado. Estou muito feliz”, disse.

O arcebispo também propôs a possibilidade de retomada de parcerias no campo dos Planos de Desenvolvimento das regiões do Estado. Lembrou o trabalho que a ASA Potiguar desenvolveu no Rio Grande do Norte, em parceria com o Governo do Estado, na construção de cisternas, e lamentou que este trabalho tenha sido interrompido.

Ângela Paiva lembrou os contatos que a Arquidiocese fez com a Universidade visando o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação. “Já temos professores envolvidos neste trabalho e vamos fazer um projeto para o âmbito acadêmico do Mutirão”, disse a Reitora. Os professores Juciano Lacerda e Zilmar Andrade relataram que já mantiveram contato com os departamentos e ficou assegurada a participação de alunos, através de projeto que está sendo elaborado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas