sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Dores e cantos na aldeia de Allende

- Publicidade -

Fernando Yamamoto – diretor de Teatro
especial para o VIVER

Neste início de 2012 nós, dos Clowns de Shakespeare, fomos convidados para participar do festival Santiago a Mil, na capital do Chile, que aconteceu entre 3 e 22 de janeiro. O Santiago a Mil é, hoje, o principal festival de teatro da América Latina e um dos mais importantes do mundo. Pelas ruas e palcos santiaguinos passaram 67 espetáculos de 15 países da América do Sul, Europa e Ásia, num total de 302 apresentações para meio milhão de espectadores. Além disso, o Santiago a Mil recebe cerca de 200 programadores de festivais de teatro de todo o mundo, que vão ao Chile para assistir, principalmente, os espetáculos sul-americanos.

Nesta nossa primeira participação no Santiago a Mil levamos o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”, fruto da parceria com o diretor Gabriel Vilella. No Chile, o espetáculo foi apresentado em espanhol e ganhou a nova alcunha de “Su Excelencia Ricardo III”. O javali sanguinário, como o Rei Ricardo III é conhecido, é um dos mais cruéis e sedutores vilões da dramaturgia universal. É impossível não amá-lo e ao mesmo tempo odiá-lo. Ou, talvez, amá-lo e ao mesmo tempo odiar você mesmo por amá-lo assim. A sua visão de mundo sobre a forma como o poder deve ser conquistado é tão absurda e violenta que parece somente possível na ficção, ou na barbárie de tempos remotos. Não fossem as cracolândias e os Pinheirinhos, poderia parecer algo mais distante de nós.

O nosso Ricardo III fez, durante o seu primeiro ano de vida, cerca de 40 apresentações, em 19 cidades de 11 estados brasileiros. Algumas delas nos marcaram muito, pela profusão simbólica que o diálogo entre a cena e o espaço onde apresentamos nos proporcionou. Possivelmente os dois casos mais marcantes foram a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com a catedral, os ministérios e o Palácio do Planalto compondo a paisagem da cena e o Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, a poucos metros de um famoso “microondas”, como eram conhecidos os barrancos em que os traficantes colocavam as pessoas em pneus, ateavam fogo e jogavam ribanceira abaixo. Seja na fricção com a arquitetura de Niemeyer, na nossa pequenez diante da exuberante paisagem natural do Rio visto do alto, nas lonas de circo que nos aproximaram das origens da linguagem que escolhemos, ou em tantas ruas e praças, algumas com mais, outras com menos beleza, sempre nos surpreendeu a potência que a nossa estrutura cenográfica tem ao instalar-se nos espaços. É uma “ilha poética” que resignifica o entorno e propõe um outro olhar do espectador para o ambiente urbano onde está inserido.

No Chile, primeiro país fora do Brasil a receber o espetáculo, tivemos a oportunidade de colecionar mais alguns momentos sublimes dessa trajetória. Como em toda Latinoamérica, o Chile viveu um governo militar extremamente rígido, desde o golpe em que os militares bombardearam o Palácio de La Moneda e assassinaram o Presidente Salvador Allende, até a perseguição de professores, intelectuais e artistas, como o caso do cantor Victor Jara, que teve suas mãos amputadas antes de ser morto e virou um mártir da resistência chilena. A grande diferença da ditadura chilena e a nossa é que a memória segue viva no povo chileno, que faz questão de não esquecer para que esse tipo de coisa não se repita. Na nossa passagem por Santiago, tivemos a oportunidade de nos apresentar em dois lugares de especial significado. O primeiro deles foi a Plaza de la Constitución, onde fica exatamente o Palácio de La Moneda, sede do governo chileno. Ali, tendo ao fundo o mesmo cenário em que Allende foi  asassinado, representar essa história escrita há mais de 400 anos nos fez ter a certeza da universalidade e genialidade da obra de William Shakespeare.

Alguns dias depois, foi a vez de visitarmos e depois apresentarmos no pátio do Museo de La Memoria, criado pela ex-Presidenta Michelle Bachelet há cerca de dois anos atrás. Visitar o museu não é tarefa para os estômagos e corações mais fracos. Alguns de nós, por sinal, não conseguiram completar a tarefa. A exposição parte de um passeio cronológico desde o golpe até o plebiscito que decretou o fim do governo Pinochet, passando por detalhes das técnicas de tortura utilizadas pelos militares, cartas e desenhos de crianças, etc. É o lugar aonde todos os turistas deveriam ser levados assim que chegassem ao aeroporto Arturo Merino Benítez, antes de passarem pelo free shop ou fazerem seus check-ins no hotel. Ao final da apresentação no Museo La Memoria, muito emocionados com a oportunidade de estarmos contando essa violenta história de assassinatos e traições naquele lugar, dedicamos nosso trabalho daquele dia a todos os mortos durante o governo militar, num momento de extrema comoção e íntima conexão entre nós e o público chileno. Foi um daqueles momentos para ficar inscrito na história dos Clowns.

Desde a primeira apresentação colocamos uma bandeira brasileira na cabine de operação de som e luz. Após algumas apresentações, a equipe técnica chilena que nos acompanhou – e com o tempo transformou-se em uma grande família conosco – também trouxe uma bandeira chilena, que caminharam lado a lado pelos quatro cantos de Santiago, além da cidade de Valparaíso, palco da última das nossas dez apresentações.

Assim, o nosso javalizinho de estimação segue suas andanças, agora internacionais, resignificando o porquê de fazermos teatro e contarmos essa fábula, e usando a potência shakespeariana para cantar um pouco sobre a nossa aldeia e, assim, dialogar com o mundo.

Viva Allende! Viva Victor Jara! Viva Violeta Parra! Viva Shakespeare!

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas