quinta-feira, 28 de março, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

“É fundamental a profissionalização do serviço público”

- Publicidade -

» Aldemir Freire, economista e chefe do escritório do IBGE no Rio Grande do Norte

A seu ver, que áreas devem ser alvo de modernização?

A integração dos diferentes setores da prefeitura é fundamental. Trabalhar com uma perspectiva de longo prazo, com elaboração e execução de projetos estruturantes. Abrir a gestão para uma maior participação da população e dos servidores na definição das políticas públicas e das prioridades de gestão. Informatizar e centralizar as compras e os contratos de maior valor. Fazer avaliação constante da qualidade dos serviços prestados (sobretudo na questão de saúde, educação e serviços urbanos). Tudo isso representará mudanças que poderão melhorar a eficiência e a eficácia do poder público municipal.

Que políticas de valorização do funcionalismo podem e devem ser implementadas?

É fundamental a profissionalização do serviço público. Isso significa diminuir a possibilidade dos cargos comissionados serem ocupados por pessoas estranhas ao quadro do funcionalismo municipal, cujo único mérito para indicação são as relações políticas. Valorizar os servidores é permitir que os mesmos assumam de forma cada vez mais intensa os cargos chaves da gestão municipal. Mas também é preciso que eles tenham plano de carreira, salários condizentes e boas condições de trabalho.
 
O senhor diria que o serviço público municipal tem eficiência?

Não quero dizer que todo o setor público do município seja ineficiente. Como em todas as instâncias, públicas ou privadas, a eficiência varia muito de setor para setor. Às vezes até mesmo entre órgãos de um mesmo setor. Há ilhas de excelências na gestão municipal, mas também há muitos espaços onde a qualidade do serviço prestado à população deixa muito a desejar.

Como cidadão, como gostaria que o novo gestor tratasse a cidade?

Em primeiro lugar gostaria que não houvesse desvio de dinheiro público para o bolso de particulares. Depois, gostaria de ver uma gestão ágil, capaz de resolver os problemas da cidade de forma eficiente e com relativa rapidez. Que a população tivesse escolas e postos de saúde de qualidade. Que nossas praias estivessem bem cuidadas, que a cidade estivesse sempre limpa, que a gestão possuísse projetos de longo prazo para investimentos. Que o cidadão fosse ouvido nas grandes decisões de políticas públicas. Mas não sou imediatista. Não acho que a próxima gestão consiga fazer tudo isso logo no primeiro ano de governo. Não é para se iludir: o próximo gestor terá muitas dificuldades em seu início de mandato.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas