sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Educação à distância está em expansão no Estado

- Publicidade -

Cresceu a quantidade de alunos que aderiram ao sistema de ensino a distância (EaD) no Brasil. Hoje, são mais de 3,5 milhões de estudantes. Os dados são do Censo EAD.BR 2012, realizado pela Abed (Associação Brasileira de Ensino à Distância). São pessoas que buscam qualificação, mas que moram distante dos grandes centros ou têm uma rotina de trabalho puxada. De olho nesse público,  uma franquia da União Norte do Paraná de Ensino (Unopar) chegou ao Rio Grande do Norte com intenções de multiplicar conhecimento. A escola de educação a distância tem mais de 40 anos e foi a primeira do Brasil a obter o certificado do MEC.
A Unopar atua em cinco cidades: Natal, Caicó, Santa Cruz, Nova Cruz e João Câmara
No Estado há dois anos, a Unopar atua em cinco cidades: Natal, Caicó, Santa Cruz, Nova Cruz e João Câmara.  “Queremos levar educação a pessoas que, normalmente, não teriam acesso”, conta Vanessa Mesquita, coordenadora administrativa da empresa. Segundo ela,  o perfil dos estudantes que buscam a Unopar é variado. “Nossa média de idade é 35 anos, mas já tivemos alunos com mais de 70”, conta.

Para atrair esse perfil, é fundamental oferecer uma estrutura diferenciada. Cada unidade da Unopar no Estado conta com 10 salas climatizadas, laboratório de informática, biblioteca e apoio pedagógico constante. As aulas são divididas em módulos on-line e presenciais. Na aula presencial, o  aluno tem contato com professores renomados, que tiram dúvidas e acompanham a realização de exercícios. A sede da instituição, localizada em Londrina-PR, exige que todos os professores tenham mestrado ou doutorado. Outro diferencial: a cada semestre, o estudante  recebe material didático renovado, benefício incluso na mensalidade.  Ecartson Adam, aluno do curso de Processos Gerenciais, conta que a interatividade  chamou a atenção dele. “Não importa a hora, sempre teremos professores à nossa disposição. Isso sem falar na biblioteca on-line, cheia de opções para quem quer evoluir no conhecimento”, disse. Ecartson faz um dos cursos superiores de tecnologia, que duram 2 anos e meio. Nos cursos de bacharelado e licenciatura, a duração média é de 4 anos.

A Unopar segue  a tendência brasileira: segundo a Associação Nacional de Tutores da Educação a Distância (Anated), os cinco cursos EaD com maior número de alunos em 2011 foram pedagogia (273,3 mil matrículas), administração (128,2 mil matrículas), serviço social (74,5 mil matrículas), competências gerenciais (45,9 mil matrículas) e ciências contábeis (40,1 mil matrículas), todos eles oferecidos pela instituição. No RN, o destaque fica por conta do curso tecnológico de Gestão Hospitalar.

Empenho é fundamental para o aprendizado

Um profissional que consegue levar a sério e ter bons resultados com um curso a distância pode chegar ainda mais preparado  no mercado de trabalho. Durante o período de estudo, o aluno tem diversas competências treinadas: disciplina, planejamento, proatividade e pesquisa. Essa é a visão de José de Arimatéia Rodrigues, coordenador da Unopar no Estado. “Poupamos tempo e ainda adquirimos outras habilidades”.  Segundo ele, o mercado ainda guarda traços de preconceito contra esse aluno, mas o desafio será vencido. “Conheço grandes profissionais e amigos concursados que fizeram cursos a distância. É possível vencer”, complementa.

Essa modalidade de ensino permite uma combinação mais flexível de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional, cultural ou familiar. O aluno passa a ser sujeito ativo em sua formação (construção do conhecimento) e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente em que  trabalha. Ele pode alcançar, assim, uma formação que une teoria e prática, em virtude do contato direto com a atividade profissional que deseja aperfeiçoar.

Vanessa Mesquita vê uma maior abertura das empresas e instituições para o aluno do EaD. De acordo com ela, é preciso, no entanto, ficar atento às escolas mal intencionadas. No caso da Unopar, o aluno recebe a garantia de que terá os mesmo direitos de um estudante de um curso presencial, inclusive com disponibilização de diploma, validado pelo MEC, ao final do curso.   “Nosso compromisso é formar profissionais que possam atuar no mercado, e nós garantimos isso”, conta. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas