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Elefante branco marítimo

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Antonio Roberto Rocha  [[email protected] ]

O terminal de passageiros do Porto de Natal será um dos mais amplos, mais completos e mais modernos entre as estações marítimas do Brasil. Será também um dos mais vazios. É uma pena que não houve, digamos, uma certa empatia entre estrutura e capacidade. Não basta construir. Tem que usufruir.

Teremos pouquíssimos cruzeiros marítimos em Natal nesta temporada 2014-2015 (geralmente vai de novembro a março). As rotas para Fernando de Noronha, que traziam cruzeiristas para Natal, micaram. Comercial e ambientalmente. E como as armadoras de navios trabalham com antecedência (tudo no turismo tem planejamento prévio, ou deveria ter), a temporada 2015-2016 também já foi lançada no mercado e prevê “navios pingados” no Nordeste.

Captar cruzeiros não faz parte da dinâmica do mercado. Nenhum navio vem exclusivamente para Natal. As empresas trabalham com rotas. E o Nordeste é distante do Sudeste, tem portos despreparados, estrutura pífia. MSC, Costa, Royal Caribbean e outras faturam muito mais explorando cruzeiros até Salvador, no máximo, ou em direção a Buenos Aires e Punta del Este.

Imaginem que o terminal marítimo de Natal terá espaços para restaurante, praça de alimentação e lojas de artesanato. Muito legal. Mas quem se habilitaria ao fracasso? Quem arrendaria qualquer ponto comercial no nosso “elefante branco marítimo?”.

Só há uma saída para a futura estação marítima: aproveitar o local, que é bonito e privilegiado, como centro cultural. Natal precisa tanto de redutos para a arte, em geral, e estamos diante de um espaço atraente, na beira do Potengi, que – desculpem o trocadilho óbvio – nem sequer ficará a ver navios.

Aeroporto não emplacou
Outro equipamento inaugurado (mas não concluído) este ano foi o Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, que merece ampla análise criteriosa e crítica. Natal “aceitou” um equipamento que, até agora, não agregou nada ao turismo e ao dia a-dia dos passageiros. Foi antecipado para a Copa e não recebeu sequer as delegações. Trouxe apenas carestia. Ineficiência. Falta de estrutura. Quem prefere os voos diurnos quase sempre pega engarrafamentos na Zona Norte. O trajeto pode chegar quase a duas horas. Quem opta pelos voos da madrugada faz o percurso sem obstáculos, mas corre risco de assalto.

Para o inacabado aeroporto funcionar em sua plenitude faltam “apenas” a conclusão do acesso Norte, a construção do acesso Sul, os pontos de alimentação, mais cabines na área de estacionamento, estrutura para receber o pagamento do táxi, internet veloz e taxistas treinados, entre outros itens. Temos uma “casa moderna”, porém distante, complicada e desestruturada. Não era melhor aquela “casa simples” bem próxima, prática e cujos problemas já conhecíamos (literalmente) bem de perto? 

Arena das Dunas “ao vento”
O outro grande equipamento do ano inaugurado em Natal já enfrenta problemas. Previsíveis, aliás. A ociosidade dá o tom na bela Arena das Dunas. Em “campo” dificilmente terá bilheteria suficiente. Anunciaram eventos, como feiras e congressos, o que agregaria muito ao turismo. Mas não há nenhum deles previsto ou em vias de captação. O máximo que a Arena das Dunas fez no setor de turismo foi se associar ao Natal Convention & Visitors Bureau. Também não foram entregues à população as pistas para caminhada e as áreas de convivência em torno do estádio, conforme prometido. O problema pode ser as obras da Prefeitura de Natal nas imediações, que ainda não acabaram. No mais, a Arena das Dunas, que é um ícone representativo, será palco para alguns shows e para o Carnatal, no final do ano. Bola “pra” frente…

Promoções retomadas
O destino Natal volta a se promover nacionalmente nos dois primeiros grandes eventos do segundo semestre. Na próxima semana a Visual Operadora faz seu workshop no Transamérica Comandatuba, no litoral baiano. Nos dias 15 e 16 de agosto Natal terá estande na feira da Associação de Agentes de Viagem de Ribeirão Preto e Região (Aviirp).

Balada
A Pepper´s Hall inaugura oficialmente no próximo dia 8 o espaço Pepper´s Arena, na Arena das Dunas. A festa terá música a cargo de Eliane, Luan Estilizado, Fabrícia e Sax in The House. A ideia é aproveitar o local para eventos privados e corporativos.

Malha
A Tam modifica o horário de dois voos diretos Natal-Rio a partir de setembro. Mudança caprichada. Sairão de Natal às 11h55 e às 13h20. Só um voo da madrugada (03h17) para a Cidade Maravilhosa não foi alterado.

Reunião
O Conselho Estadual de Turismo (Conetur) faz sua 50ª reunião ordinária e primeira de 2014 na próxima terça-feira, a partir das 14h, no Centro de Convenções de Natal.

Ocupação
Em alguns hotéis de Ponta Negra a ocupação está muito boa nesta segunda quinzena de julho. Predominância, claro, do turista regional, que sempre segura a “peteca”.

Show
Os clientes da Flytour American Express em Natal já podem comprar antecipadamente ingressos para shows internacionais em Las Vegas e Nova York ou para os parques de Orlando. A operadora faz a compra através de link direto na área restrita do site da Flytour Viagens.

Dança
O Guinza Blue vai voltar. Reestreia na sexta-feira da próxima semana, a partir das 22h, com os DJs Solon Silvestre e Lobo Mau, que tocarão sucessos dos anos 70, 80 e 90.

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