sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Eleição x economia

- Publicidade -

Para a revista britânica “The Economist”, a inflação é o bicho-papão no país e uma ameaça à reeleição de Dilma Rousseff. Em artigo publicado ontem, a revista   diz que os custos econômicos são claros: a alta inflação atinge tanto os pobres, lutando para fazer face às despesas, e as classes médias endividadas quando as taxas de juros sobem. Mas também é uma questão política. A maioria dos adultos lembra a era hiperinflacionária da década de 1990, quando os lojistas ajustavam os preços a cada manhã e novamente no período da tarde”, afirma. É o mundo inteiro de olho no Brasil na expectativa de ver como essa trava ao seu desenvolvimento será removida.

Prejuízo
Para a revista “a alta de preços causada pela inflação pode ainda prejudicar a reeleição da presidente”. Diz que “mesmo que Dilma continue a ser a favorita na eleição presidencial, o aumento dos preços pode prejudicar as chances do Partido dos Trabalhadores nas eleições parlamentares e estaduais.”

Varejo
As vendas no varejo sobem 0,7% em novembro, na comparação com outubro e  7% em um ano. Segundo o IBGE, a receita nominal subiu 1,1%. É o nono resultado positivo seguido para o volume de vendas nesta comparação; a receita nominal vem subindo desde março de 2012. Em relação a novembro de 2012, a alta no volume de vendas foi de 7%, e a receita subiu 13,8%.

Peso
Um levantamento mostra que o custo para rolar a dívida no cartão de crédito pode superar 700%, em um ano. A modalidade tem se consolidado como vilã do endividamento das famílias. Pagar a parcela mínima no cartão é o começo de um endividamento sem fim. Negociar com o credor (banco  ou cartão) é a melhor solução quando a dívida ficar impagável.

Consumo
Para o IBGE, os supermercados tiveram em novembro o melhor resultado desde julho, por conta da menor pressão inflacionária sobre alimentação e bebidas. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), mostra um  crescimento 1,1% em novembro de 2013, na comparação com o mês anterior.

Dosagem elevada
O aumento das taxas de juros é um “remédio amargado”, na opinião de alguns analistas, mas necessários no momento em que a inflação é resistente aos demais controles. A dosagem, porém, é alta de 0,50 ponto percentual. Para o consumidor vai pesar mais no cartão de crédito, cheque especial e até no parcelamento oferecido pelos bancos e financeiras. As entidades empresariais e dos trabalhadores reprovaram o aumento dos juros básicos para 10,5% ao ano.

Resultado
O Brasil e a China pesam negativamente nas vendas do 4º trimestre do Carrefour, o segundo maior grupo varejista do mundo. As ações da empresa francesa caíam 3,24% às 11h50 de ontem, depois da divulgação de um avanço mais lento em hipermercados domésticos do que no trimestre anterior, embora tenha saudado um retorno ao crescimento na Espanha pela primeira vez em cinco anos.

1 – A CGM e Armil Mineração inauguram um aeródromo em Parelhas, com pista de pouso e hangar, dentro da propriedade das duas empresas. A pista do aeródromo Karelli  tem 1.200 metros de extensão por 23 metros de largura e o   hangar uma capacidade para abrigar quatro aeronaves de pequeno porte.

2 – A ProtecBAG® e a ASSIST CARD firmaram uma parceria para fornecer coberturas de assistência médica por acidente e em caso de roubo ou extravio de documentos, localização e indenização por furto de bagagens, medicamentos, odontologia de urgência e translado. O serviço já está disponível.

3 – O GACC-RN, que atende cerca de 300 crianças do Estado,  recebe agora dez quilos de polpa de frutas, toda semana, da Nordeste Fruit para alimentar suas crianças.  A parceria com a Nordeste Fruit foi inciada em dezembro  vai até fevereiro. Um exemplo positivo de doação para uma entidade.

Terras 
A japonesa Mitsubishi semeia uma grande operação no agronegócio no Brasil. Dona de 80% da Ceagro, negocia a compra da Sollus, pertencente ao fundo norte-americano Touradji Capital e à Vinci Partners. A informação é do Relatório Reservado, newsletter da área de negócios e finanças. Com a aquisição e a associação entre as duas companhias, o grupo japonês passaria a controlar uma das três maiores proprietárias de terras agrícolas do país. Juntas, Ceagro e Sollus têm mais de 120 mil hectares de área plantada.

Oportunidade  
O CIEE está selecionando candidatos para 30 vagas no programa trainne da LG Eletronics, líder global em tecnologia para eletrônicos de consumo, telefonia móvel e eletrodomésticos. Os interessados em participar do processo seletivo devem ser formados de dezembro de 2011 até junho de 2014 em vários cursos.

Animação
Com o fim do veraneio se aproximando, o final de semana é de festa nas praias. Hoje, em Pirangi tem a edição de 5 anos da White Party, na Arena Ecomax,  com os melhores serviços e mix de atrações. Shwos também na Paçoca de Pilão, hoje e amanhã e em outros ambientes da praia, como na Apurn.
 
Loja
As irmãs Janine e Kaynara Baltazar  inauguram hoje, a partir das 9h, no Maria Clara Mall, na rua Praia de Genipabu, em Ponta Negra, a “Lá de Nós”, loja de produtos regionais. A Lá de Nós foi inspirada no pai delas, José Baltazar, mais conhecido como Zequinha Baltazar, natural de Jardim do Seridó. Na loja, o cliente vai encontrar o melhor da legítima culinária do Seridó.  A loja abre de segunda a sábado, das 9h às 17h.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas