sexta-feira, 26 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Eleitor mais humilde dá 48% a Henrique e 19% a Robinson

- Publicidade -

O candidato do PMDB ao governo do Estado, Henrique Eduardo Alves tem a preferência do eleitorado mais humilde – 48% contra 19% de Robinson;  do eleitorado masculino e feminino, de quatro das cinco faixas etárias pesquisadas e de três dos quatro níveis de escolaridade focalizados no último levantamento do Ibope. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 deste mês, para a Inter TV Cabugi e registrada no TRE-RN sob o protocolo 00016/2014 e no TSE sob protocolo BR-00441/2014. Foram entrevistas 812 pessoas, em 40 municípios do Rio Grande do Norte.

Na votação estimulada, 10% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem votar ou não responderam, enquanto 17% indicaram que votarão branco/nulo.

O Ibope dividiu o eleitorado por gênero (masculino e feminino), por cinco faixas etárias (16 a 24; 25 a 34; 35 a 44; 45 a 54; e 55 anos e mais) e por quatro níveis de escolaridade (até a 4ª do fundamental; da 5ª a 8ª do fundamental; ensino médio e ensino superior). O candidato do PMDB tem a vantagem nos dois gêneros; nas quatro faixas etárias, há um empate matemático na primeira e Henrique é o preferido nas demais; e nos quatro níveis de escolaridade Henrique ganha em três e Robinson em um, sendo que, neste – referente ao nível superior, como a vantagem é de apenas 2 pontos, fica configurado um empate técnico.

Um detalhe é que nessa faixa de renda acima de dois salários, onde é menor a diferença entre Henrique e Robinson, é onde é maior a expectativa de vitória do candidato do PMDB. À pergunta: “Independente da sua intenção de voto, quem você acha que será o  próximo governador do Rio Grande do Norte?”, as respostas foram as seguintes: Henrique – 52%; Robério – 1%; Robinson – 28% e Simone – 0%.

O Ibope fez ainda mais três subdivisões do eleitorado pesquisado – por renda família (mais de 2 salários, mais de 1 a 2 e até 1), por religião (católica, evangélica e outras) e pela avaliação da administração da governadora Rosalda (ótima/boa, regular e ruim/péssima). Nessas subdivisões o candidato do PMDB tem a preferência em todas elas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas