sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Eleitorado

- Publicidade -

[ [email protected] ]

Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte terá uma eleição em que o número de eleitores será menor que o do pleito anterior. Em 2014, estão aptos a votar 2,32 milhões de eleitores. Em 2012, quando o RN foi às urnas para eleger prefeitos e vereadores, havia 2,35 milhões, segundo o Tribunal Regional Eleitoral. O TRE atribui essa queda ao recadastramento biométrico feito em 49 dos 167 municípios, inclusive nos dois maiores colégios do Estado: Natal, com 506.053 eleitores, e Mossoró 160.057. Os dados do TRE mostram que houve redução do eleitorado em 36 dos 49 municípios com votação biométrica. Em termos porcentuais, a maior delas foi em Lagoa Salgada, que perdeu 1.723 (19,5%) de um total de 8.852 eleitores nas eleições municipais de 2012. Mesmo assim, o eleitorado representa quase 90% do total de habitantes.

Em relação a 2010, houve crescimento de 3,59%. Os números sugerem que a votação biométrica poderá ter grande influência na eleição de 2016, uma vez que a transferência de títulos, de um município para outro, ficará bem mais complexa a partir de agora.

Campanha
Os bastidores da política do Rio Grande do Norte passaram, no final de semana, pela Furna da Onça, em Currais Novos. O encontro, já tradicional no sertão seridoense, reúne prefeitos, ex-prefeitos e vereadores. Este ano teve um ingrediente a mais: a presença de candidatos a governador, senador, deputados federal e estadual.

Ibope
Pesquisa do Ibope divulgada ontem revela que a presidenta Dilma Rousseff lidera a corrida eleitoral no Rio Grande do Sul, com 43% das intenções de voto, seguida por Aécio Neves com 23% e Eduardo Campos 6%. O levantamento foi encomendado pela rede de televisão RBS.

Aplicativos
Pegando carona no grande potencial de informações veiculadas através de telefones celulares, a Justiça Eleitoral lançou o aplicativo “Candidaturas”, que permite a visualização dos candidatos que concorrem ao pleito de 2014, por cargo e unidade da Federação. Os programas para plataforma Android e iOS poderão ser baixados gratuitamente nas lojas Google Play e Apple Store.

Teclado
O deputado Agnelo Alves, que ainda mantém a velha Remington, em lugar de destaque no escritório de casa, aderiu às redes sociais.

“Além de sentar na frente da televisão, do computador e xingar todo mundo, dizer que ninguém presta, é preciso perguntar: o que eu fiz?”

Luiz Inácio Lula da Silva, em vídeo postado na internet, sobre a participação dos jovens no atual processo político.

Palanque
Dos 513 deputados federais, 399 (77,7%) concorrem à reeleição em outubro. Os demais 114 ou não disputam nenhum cargo, caso de 37 deles (7,21%), ou concorrem a outros cargos, caso dos 77 restantes (15%). Os números estão em levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Andanças
Constatação de um eleitor caicoense: “Nunca o ‘papa’ gastou tanta sola de sapato numa eleição como agora. O papa, em questão, é o deputado Vivaldo Costa.

Improbidade
O Ministério Público Estadual entrou com uma ação de improbidade administrativa contra a prefeita Fátima Araújo (PT). Na peça, o promotor de Justiça Gláucio Pinto Garcia narra, em 28 páginas, uma série de irregularidades na Prefeitura de Ouro Branco, onde estaria havendo desvio de função em detrimento da nomeação de aprovados no concurso realizado em 2010. A denúncia cita o caso de uma auxiliar de serviços gerais que trabalha como técnica de enfermagem.

Agenda dos candidatos ao Governo
Robério Paulino (PSOL)
06h30 – Panfletagem UnP R. Freire;
09h00 – Conversa com apoiadores em Vera Cruz.

Henrique Alves (PMDB)
Cumpre agenda institucional como presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Simone Dutra (PSTU)
18h00 – Plenária com servidores da Saúde, na sede do PSTU.

Robinson Faria (PSD)
07h40 – Entrevista ao Jornal 96 FM;
16h00 – Caminhada saindo da Praça Gentil Ferreira, Alecrim.

Araken Farias (PSL)
08h00 – Gravação de programa eleitoral;
15h00 –  Caminhada pelas ruas do Centro;
19h00 – Reunião com lideranças políticas em Igapó.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas