quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Em protesto, casas lotérias recusam serviços bancários

- Publicidade -

As 11 mil Casas Lotéricas de todo o país aderiram ao protesto ocorrido ontem, e que deverá ser repetido no próximo sábado (4), de não aceitar pagamento de boletos nem realizar qualquer outra operação bancária como abrir contas ou efetuar saques – inclusive de benefícios sociais. Apenas as apostas nas loterias foram feitas normalmente. Os lotéricos reivindicam melhorias técnicas no sistema e reposição de perdas, acumuladas na última década, no valor de tarifas e jogos repassadas pela Caixa Econômica Federal. O movimento “União Nacional dos Lotéricos” foi articulado pela Federação Brasileira das Empresas Lotéricas com o apoio dos Sindicatos de Comissários e Consignatários estaduais.

A direção da CEF marcou para esta próxima sexta-feira (3), em Brasília, uma reunião, com os lotéricos para discutir a questão. Segundo relatório apresentado pela Federação, o valor pago às lotéricas para receber contas variou 59%, entre agosto de 2001 e julho de 2012,  enquanto o IGP-M teve alta de 135% e o salário mínimo de 245%. A Febralot e os sindicatos estaduais também querem que a Caixa atualize o sistema de loterias que, em funcionamento há seis anos sem melhorias, apresenta sinais recorrentes de inconstância.

De acordo com um gerente de Casa Lotérica em Natal, que preferiu não ser identificado, o movimento pede “realinhamento das tarifas repassadas pela Caixa” pela prestação dos serviços e melhorias tecnológicas do sistema. “Com as constantes queda do sistema, aumenta os custos das lotéricas e cai a qualidade do atendimento ao cliente”, informou. O gerente avalia que a receita recebida pelas lotéricas, referente aos serviços bancários, “é relevante e tem um impacto significativo no faturamento total das empresas”.

Vale lembrar que o protesto para pressionar a negociação de um acordo com a CEF não prejudica o cliente: “Estamos orientando os clientes que ele pode pagar as contas vencidas durante o fim de semana nesta próxima segunda-feira (30) sem incidência de juros”, avisou o gerente.

Atualmente, além dos jogos, as Casas Lotéricas realizam, entre outros serviços, recebimento de títulos bancários (até o dia do vencimento de todos os bancos) e saques em poupança e conta corrente, seguro desemprego e benefícios sociais como o bolsa família.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas