quinta-feira, 28 de março, 2024
33.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Embaixada vai ser reaberta em Cuba

- Publicidade -

Washington (AE) – O presidente dos EUA, Barack Obama, anunciou formalmente que os EUA irão renovar as relações diplomáticas com Cuba e pediu ao Congresso para retirar o embargo de longa data em relação às viagens e comércio. Falando do Rose Garden, Obama disse que o secretário de Estado, John Kerry, irá viajar para Havana para hastear a bandeira.
Obama pede ao Congresso para colaborar com a reaproximação
Um alto funcionário do governo disse hoje que Cuba iria abrir sua embaixada em Washington em 20 de julho. “Este é um passo histórico em nossos esforços para normalizar as relações”, disse Obama. Obama disse que os EUA e Cuba iriam encontrar novas formas de cooperação em questões como a luta contra o terrorismo e esforços antinarcóticos, mesmo que os EUA continuem a ter diferenças com Cuba.

Apesar das questões remanescentes, Obama disse que a velha política dos EUA de isolar Cuba havia falhado e que os norte-americanos estão prontos para a mudança. Ele pediu ao Congresso para tomar medidas para remover o embargo em relação às viagens e o comércio, que foi imposta na década de 1960.

Autoridades norte-americanas disseram que Obama planeja viajar a Cuba, o primeiro presidente norte-americano a realizar a viagem em 60 anos. Fonte: Associated Press.

Obama não explicou exatamente como as diferenças entre Havana e Washington foram resolvidos. Mas ele destacou um ponto-chave: a liberdade de diplomatas norte-americanos de se movimentar em Cuba.

“Com esta mudança, seremos capazes de aumentar substancialmente nossos contatos com o povo cubano”, disse ele. “Nós vamos ter mais pessoas na nossa embaixada. E os nossos diplomatas terão a capacidade de se envolver de forma mais ampla em toda a ilha. Isso vai incluir o governo cubano, a sociedade civil, e os cubanos comuns”, acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Itamaraty
O Ministério das Relações Exteriores informou hoje (1º) que o governo brasileiro “recebeu com satisfação” o anúncio do restabelecimento de relações diplomáticas e da reabertura recíproca de embaixadas entre Cuba e os Estados Unidos no dia 20 deste mês.

“Trata-se de passo importante no processo de normalização das relações entre dois países com os quais o Brasil mantém tradicionais e profundos vínculos de amizade e cooperação”, diz nota divulgada pelo Itamaraty.

“O governo brasileiro cumprimenta os governos de Cuba e dos Estados Unidos pela opção que fizeram pelo diálogo e por essa histórica decisão, que representa a superação de animosidades anacrônicas e traz efeitos potencialmente positivos para todo o continente americano”, acrescentou o Itamaraty.

As relações diplomáticas entre os dois países estavam suspensas desde 1961, após uma decisão do então presidente norte-americano John F. Kennedy, na sequência de uma aproximação dos revolucionários castristas com a União Soviética.

Desde 1977, Cuba e os Estados Unidos, separados apenas pelo Estreito da Flórida, estão representados por seções de Interesses em Washington e Havana, encarregadas de tarefas consulares.

A reabertura de embaixadas segue-se ao anúncio histórico, em 17 de dezembro, de uma reaproximação entre os dois países, após mais de cinco décadas de hostilidade e desconfiança.

No final de maio, Washington suspendeu o principal obstáculo ao restabelecimento de relações diplomáticas, ao retirar Cuba da lista norte-americana de países que apoiam o terrorismo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas