terça-feira, 23 de abril, 2024
30.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Emparn analisa dados sobre chuvas

- Publicidade -

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulga amanhã o segundo prognóstico para o inverno 2015 no sertão nordestino. Nesta terça-feira, meteorologistas do Nordeste se reúnem em Natal para estudar os parâmetros meteorológicos para o período de março a maio de 2015. O objetivo é  projetar se a Zona de Convergência Intertropical  (ZCIT) – sistema que permite a formação de chuvas no semiárido  – continuará atuando no RN durante o período.
Carros-pipa percorrem quase 400 quilômetros, todos os dias, para levar água de Vera Cruz até municípios da região Seridó
De acordo a Emparn, as reuniões de especialistas ocorrem anualmente, entre dezembro e abril, para analisar a chegada de chuvas no RN. Na última reunião, em janeiro, o panorama apontava 45% de possibilidade de chuvas “abaixo do normal” este ano.

Gilmar Bistrot, meteorologista chefe da Emparn, ressalta que a oscilação da temperatura do Oceano Atlântico dificulta a delimitação de um prognóstico para o inverno. “Há uma oscilação muito grande na temperatura do Atlântico, o que não dá estabilidade para formação do sistema. Ele apresenta momentos quentes e frios, causados pelas correntes marítimas. Está meio fora do normal. Estamos melhorando esse monitoramento, que pode indicar uma transição entre um período adverso –  Atlântico frio – e a normalidade”, explica.

O oceano Atlântico atinge a temperatura máxima entre março e abril, e é uma das condições para que a Zona de Convergência Intertropical atue no nordeste durante o período. “Só então teremos as condições ideais de chuva prolongada”, aponta Bistrot. Hoje, a ZCIT já atua no RN, com chuvas isoladas ocorrendo no interior do estado. Com as primeiras chuvas, 23 municípios saíram da condição “muito seco” em janeiro para “normal” em fevereiro, segundo monitoramento da Emparn.

#SAIBAMAIS#Já as precipitações que ocorrem na faixa litorânea foram ocasionadas pela formação de um “movimento ciclônico de ar superior”.“Este sistema transiente pode aumentar a favoreceu a formação de chuvas, está indo para o interior e há possibilidade de continuar e aumentar na faixa litorânea. Podemos ter isso ainda até quarta-feira”, completa.

Projetos
O Governo do Estado também apresenta nesta semana, em Brasília, o plano estadual de combate a seca. Ontem, representantes da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (Semarh), Companhia de Águas e Esgotos (Caern) e Instituto de Águas (Igarn) levaram ao Ministério da Integração um panorama atualizado da situação hídrica do Rio Grande do Norte.

Em rápida conversa com a reportagem no início da manhã, o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, afirmou que o Estado apresenta um levantamento sobre a necessidade de novos recursos para ações emergenciais de combate à seca. Entre elas, recursos para incremento do abastecimento de cidades via carro-pipa. Atualmente, das 152 cidades potiguares que estão dentro do decreto de emergência da seca no RN, 116 são atendidas pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro.

Há duas semanas, em coletiva de imprensa, o governador Robinson Faria afirmou que o Governo do Estado arcava com R$ 47 milhões para manutenção da operação no RN. Entretanto, França esclareceu que esta é a estimativa do Estado de complemento na operação, segundo levantamento feito pela Caern.

“É o levantamento técnico da necessidade de abastecimento de água nos municípios que a Caern opera. São 560 mil carradas de água diariamente só para a zona urbana”, pontuou o secretário.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas