quinta-feira, 28 de março, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Emparn registra fortes chuvas em todas as regiões do RN

- Publicidade -

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou chuvas em 86 postos de monitoramento instalados em todo o estado entre as 7h de terça-feira (18) e as 7h de quarta-feira (19). No município de Portalegre e na região do Alto Oeste as precipitações superaram o volume de 100 milímetros. Para os próximos dias é esperado que as chuvas continuem ocorrendo em todas as regiões do Estado, devido a presença da ZCIT.

Também choveu nos municípios da região Oeste, como em Caraúbas (96,8 mm); Rafael Fernandes (62 mm); Água Nova e Frutuoso Gomes (60 mm, em cada um); Felipe Guerra (58 mm); Tabuleiro Grande (52 mm); Choveu também em Viçosa (51,3 mm); Umarizal (50,4 mm); Itaú (48 mm); Riacho de Santana (45,5 mm); Olho D’Água dos Borges e Severiano Melo (42 mm, cada), entre outros municípios da região, como em São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Rafael Godeiro, Coronel João Pessoa, Apodi, Lucrécia, Francisco Dantas, Patu, Rodolfo Fernandes, Dr. Severiano, José da Penha, São Miguel e Venha Ver.

No região Central choveu em Cruzeta (64,4 mm); Caicó (58, mm); São João do Sabugi ( 56 mm);  Açude Itans (55,2 mm); Santana do Seridó (54,2mm); São José do Seridó (46 mm), entre outros. No Agreste e no Leste as chuvas foram menos intensas, tendo chovido mais em Parnamirim (13,2 mm) e Natal (12,8 mm).

As chuvas ocorridas desde o início de março têm sido ocasionadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal Sistema Meteorológico responsável pela ocorrência de chuvas na Região Nordeste do Brasil no período de fevereiro a maio. Segundo a Emparn, diferente dos dois últimos anos (2012 e 2013), este ano as condições dos oceanos Atlântico e Pacífico estão favoráveis, favorecendo a ocorrência de instabilidades tropicais associadas à ZCIT. Com a chuva acumulada no Estado entre os dias 1º e 19 de março, ocorreram boas chuvas em praticamente todo o território do RN, com destaque para o Alto Oeste, Vale do Assu e Seridó.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas