sexta-feira, 19 de abril, 2024
31.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Encontro de Escritores de Língua Portuguesa vai reunir grandes escritores em Natal

- Publicidade -

O português é falado por 4% dos seis bilhões de habitantes da população mundial. É a quinta língua mais falada na terra e a terceira mais falada no mundo ocidental, com grandes possibilidades de alcançar um patamar de língua comercial equivalente ao do francês e do italiano. O recente acordo ortográfico acatado pela maioria dos países de língua portuguesa está promovendo a padronização e o fortalecimento da língua.

Diante desta realidade, a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa – UCCLA e a Prefeitura Municipal do Natal irão promover o I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal, com o objetivo de promover o intercâmbio entre os escritores de língua portuguesa dos cinco continentes.
O Encontro será dias 28, 29 e 30 de abril no Teatro Alberto Maranhão e será centrado em três temas:

– Literatura Lusófonas: elo entre continentes e culturas – que terá como conferencista o português Carlos Reis, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra;

– Cosmopolismo, expressões populares e globalização – terá como conferencista o escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro;

– Os desafios das novas tecnologias na literatura – cujo conferencista será o escritor angolano José Eduardo Agualusa.
Além da presença dos conferencistas, vários outros escritores participarão do encontro como convidados especiais, como os angolanos Ndalu Almeida (Ondjaki) e Luandino Vieira; os brasileiros Edivaldo Boaventura, Diógenes da Cunha Lima, Tarcísio Gurgel, Pablo Capistrano e Lísio Oliveira; e os portugueses José Manuel Mendes, Julieta Monjinho e Fernando Pinto do Amaral.

Todos os escritores cadastrados na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) estão recebendo, via e-mail, o convite e a ficha de inscrição do encontro. Os interessados em participar do evento podem entrar em contato com os organizadores através do endereço eletrônico: [email protected].

* Fonte: Funcarte.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas