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Encontro em Natal estimula pequenos exportadores

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Da Agência Sebrae RN

O Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE), lançado esta semana pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e a Federação das Indústrias do estado (Fiern) quer estimular o aumento das exportações por micro e pequenas empresas e também microempreendedores individuais. O encontro será realizado pela primeira vez no estado e ocorrerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no hotel Holliday Inn Arena, em Natal. As inscrições poderão ser feitas até 20 de julho através do site www.einne.com.br ou pelo telefone 84 3616-7858. Há a opção também de se inscrever pelo e-mail [email protected].

Os negócios enquadrados na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) também poderão participar das rodadas de negócios previstas, desde que estejam dentro dos segmentos prospectados pelo encontro. A informação é da gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae RN, Maíza Pessoa.

Um dos setores demandados é o de Casa e Decoração, onde está o segmento do artesanato.A prioridade é para artigos de decoração, cama, mesa e banho.

De acordo com a Maíza, o Sebrae oferecerá cursos para preparar as empresas vendedoras. São capacitações como o Exporta Fácil, Meios de Pagamento, Internacionalização, Modais de Transporte Internacional, além de noções sobre os principais regimes aduaneiros para exportação. Também haverá três horas de consultoria com o Sebrae na área de formação de preço de venda para a empresa que estiver inscrita no encontro.

A novidade desta edição é a inclusão do setor de turismo entre os segmentos prospectados. O setor foi incluído devido à visibilidade dos estados do Nordeste durante os jogos da Copa do Mundo. Muitas empresas promoveram ações independentes e de aproximação dentro e fora do Brasil. A proposta é consolidar essa estratégia abrindo novas oportunidades de negócios. O EINNE também vai abranger o segmento de fruticultura. Podem participar as empresas que atuam no setor e também no de frutas in natura.

Na área de moda, são prioridade os fornecedores de moda fitness, praia, íntima, biojóia e bijuterias, enquanto em saúde e beleza, podem participar do encontro os negócios ligados ao setor em si e também da indústria de cosméticos, saneantes e perfumaria. Os projetos digitais também estão na mira dos especialistas que estão prospectando compradores no cenário global, que devem adquirir aplicativos e softwares das startups. Na área de alimentos e bebidas, podem se inscrever as empresas nesse segmento e as indústrias dos ramos de doces, geléias, cachaças, amêndoas, mel, temperos e condimentos. “Estamos buscando compradores internacionais que contemplem os segmentos que são fortes regionalmente”, diz a gerente.

O evento tem apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Confederação Nacional da Indústria e tem o patrocínio dos Correios e do Banco do Nordeste (BNB).

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