quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Enem adota sistema antifraude

- Publicidade -

Na véspera das provas, estudantes fazem revisão de matérias para o primeiro dia do EnemO estudante que postar fotos nas redes sociais tiradas dentro das salas onde serão feitas as provas, mesmo não colocando em risco a segurança do Enem, será sumariamente desclassificado do processo seletivo, a exemplo do que ocorreu no ano passado. O alerta foi dado ontem pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, ao fazer um balanço do Exame Nacional do Ensino Médio que será realizado neste final de semana em 1.661 municípios brasileiros, dos quais 41 no Rio Grande do Norte, sendo nove na região metropolitana de Natal. São mais de 7 milhões de inscritos. No Rio Grande do Norte  são 167.667  estudantes  que estão na disputa por uma vaga na universidade, segundo os nnúmeros do MEC.

Mercadante explicou que o governo criou um eficiente sistema de monitoramento das redes sociais para identificar qualquer tentativa de fraude ou de ações, deliberadas ou não, de desacreditar o Enem, sistema que substitui o tradicional vestibular e que este ano tem número recorde de inscritos. “Temos um monitoramento bastante eficiente, muito detalhado e ano passado em questões de minutos identificávamos quando o candidato postava uma foto e ele era retirado da sala e tinha sua prova anulada. Vamos manter esse acompanhamento neste final de semana”, disse.

O ministro lembrou que em 2012 o MEC expulsou 65 candidatos que postaram nas redes sociais fotos do cartão de respostas e da sala de provas e, em nenhuma delas, havia fotos com vazamentos das questões da prova.

Para o ministro,  se o candidato utilizou o celular depois que entrou no local de prova,   cometeu infração prevista no edital. “Na hora que entra sala, o candidato coloca no saco  os equipamentos eletrônicos que esteja portando”, esclareceu.

O primeiro dia do exame será neste sábado, com as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo será a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e  Redação.

#SAIBAMAIS#Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do Cartão-Resposta. Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira, devem ser depositados na embalagem porta-objetos, distribuída a todos os participantes. A embalagem porta-objetos deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatá-la ao final da prova.

O Ministério da Educação  informou ontem que os gabaritos não serão liberados no mesmo dia de realização das provas. De acordo com o edital do concurso, o Inep tem até o dia 30 para fazer a divulgação no endereço www.enem.inep.gov.br.

O serviço de atendimento ao cidadão funcionará neste  sábado e domingo das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161. A data do resultado individual ainda não foi divulgada.

Saiba mais

Os  candidatos que concorrem às vagas oferecidas através do Enem para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte estão distribuídos em 359 locais de provas em todo o Estado, dos quais 65 somente na capital. As provas estão sob custódia do Exército Brasileiro, mas a escolta até os locais de aplicação e a segurança nessas unidades serão feitas por 700 policias militares diariamente. O subcomandante do Policiamento Metropolitano, tenente coronel Alarico Azevedo, coordenador operacional do Enem 2013 no Estado, destaca a importância do planejamento da área de segurança para realização de um evento desse porte.

“A Polícia Militar fará a escolta dos carros dos Correios, que transportam as provas dos locais de custódia às unidades de aplicação. Esses policiais receberão diárias pagas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) através de convênio com a Secretaria de Segurança Estado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas