quinta-feira, 18 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Energia solar pode reduzir custos da produção rural

- Publicidade -

A energia solar deverá ser usada para diminuir os custos de produção da agricultora irrigada na produção rural de pequenas propriedades. Esta é a perspectiva criada com alguns projetos pilotos desenvolvidos no município de Sobradinho, na Bahia, que foram citados ontem, último dia do 1º Simpósio Brasil-Alemanha de Energias Renováveis (BAER), no auditório do CTGás-ER, em Natal.

A experiência com energia renovável em comunidades rurais foi um dos temas da palestra de Almir Vieira Silva, engenheiro agrônomo, com pós-doutorado em Rastreabilidade e Gestão de Processo pela University of McGuill, no Canadá. Atualmente Diretor do Departamento de Política de Irrigação da Secretaria Nacional de Irrigação, ele destacou que a substituição da energia elétrica pela solar no bombeamento de água para perímetros irrigados, o que beneficiaria produtores que cultivam terras na agricultura familiar, pode tornar essa atividade mais rentável.

Ele lembrou que a energia elétrica representa, atualmente, 30% dos custos de produção nesse setor. Com o uso da energia renovável essa despesa pode ter uma queda significativa. Almir Silva disse que ainda não é possível quantificar os valores ou percentuais da redução, porque os projetos estão na fase piloto, mas as projeções indicam que serão reduções consideráveis.

PAC
Segundo o diretor do Departamento de Política de Irrigação da Secretaria Nacional de Irrigação, serão garantidos investimentos para instalação de projetos de energia solar em áreas de agricultura familiar no PAC 3, como é denominada a terceira fase de implantação do Programa de Aceleração do Crescimento, a ser executado pelo Governo Federal.

O segundo dia do Simpósio Brasil-Alemanha sobre energia solar também teve palestras de José Bione de Melo Filho, Gerente da Divisão de Eficiência Energética e Desenvolvimento Tecnológico da CHESF; de Dílson Andrade de Sousa, Gestor da Unidade Planejamento da Distribuição da Cosern, e de Rubens Brandt, do Grupo Energia.  Coube ao diretor Técnico Regional do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, apresentar um panorama da capacitação empresarial para cadeia produtiva de energia renovável.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas