sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Enfrentando e resolvendo problemas

- Publicidade -

Carlos Eduardo
 Prefeito de Natal

Com muita satisfação, recebemos na manhã da terça-feira, 18, ligação do Ministro da Integração Francisco Teixeira dando conta da liberação de verba no valor de R$ 5,659 milhões  para a recuperação da área afetada pelas chuvas em Mãe Luiza. Já no dia seguinte publicamos o edital de licitação para a execução das obras necessárias para a recuperação definitiva da área. Nossa expectativa é concluir a concorrência até o final de dezembro e dar a ordem de serviço para o início das obras no começo de janeiro.

A cidade tem pressa e exige uma solução para aquela catástrofe que, inesperadamente, nos trouxe um grave problema social e também econômico, por ser aquela área um corredor turístico de Natal. Por isso mesmo, determinamos que as obras sejam iniciadas pelos pontos mais críticos para que não sejam interrompidas com a chegada da estação das chuvas, já que a previsão para sua conclusão é de seis meses.

Em todas as grandes cidades, as chuvas concentradas num período relativamente curto causam transtornos e situações de calamidade. Em Natal, também é assim, mas este ano o maior problema foi mesmo o deslizamento de terras ocorrido em Mãe Luiza, um problema que a Prefeitura está enfrentando com a mesma objetividade com que encarou os problemas em bairros como Capim Macio, Nossa Senhora da Apresentação e Vila de Ponta Negra, obras de urbanização e drenagem abandonadas no governo passado e que estamos concluindo agora. Da mesma forma que retomamos as obras na comunidade África, onde a lama e a sujeira deram lugar a uma melhor estrutura urbana e onde estamos investindo R$ 10 milhões na construção e melhoria de unidades habitacionais, creche, quadra de esportes, iluminação, esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem. São quatro projetos estruturantes que resolvem em grande medida as situações de alagamento no período chuvoso. Daremos máxima prioridade a Mãe Luiza, com a urbanização do local, implantação de um novo sistema de drenagem, além das obras de contenção e pavimentação, nova escadaria e rampa de acessibilidade.

Também estamos atentos aos aspectos diretamente ligados ao amparo às famílias. Além do auxílio moradia e o trabalho de assistência social tão bem desenvolvido por nossos técnicos, continua em curso o projeto para a destinação de novas moradias para substituir as que foram tragadas pela tragédia. Graças a Deus e ao trabalho atento e a tempo da Defesa Civil do município e do Corpo de Bombeiros, sem feridos e sem perdas de vidas humanas.

Assim, no limiar de darmos a melhor resposta ao problema de Mãe Luiza, não podemos de forma alguma deixar de prestar nossa gratidão aos tantos técnicos da Prefeitura que se fizeram presentes de pronto para socorrer os desabrigados. Igual crédito merecem nossos procuradores, sempre atentos às melhores soluções. Natal também faz um agradecimento especial ao governo federal pela parceria indispensável e ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, parceiro da cidade na busca das melhores e mais rápidas soluções.

A Prefeitura reafirma seu compromisso inabalável da busca incessante pelo enfrentamento dos problemas. Mais que enfrentá-los, entendemos que é vital resolvê-los. E resolvê-los da melhor maneira e no mais curto espaço de tempo possível. Assim, temos plena convicção de que em breve os graves problemas de Mãe Luiza serão devidamente solucionados.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas