sexta-feira, 19 de abril, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Enterro de Dona Militana será na tarde de hoje em São Gonçalo

- Publicidade -

O governador Iberê Ferreira de Souza e o prefeito Jaime Calado divulgaram nota de pesar pela morte de Dona Militana Salustino do Nascimento, 85 anos, ocorrida no final da tarde deste sábado, em São Gonçalo do Amarante.

“Dona Militana foi uma das mais autênticas expressões da cultura popular do Rio Grande do Norte. É com profunda consternação que estendo meus sinceros sentimentos aos familiares dessa mulher que, através de sua arte tão simples e por isso mesmo encantadora, enalteceu o nome do nosso estado. Uma pessoa humilde, que com seu talento enalteceu o nome do nosso Estado. Uma pessoa humilde, que com seu talento enriqueceu a cultura do Rio Grande do Norte. A memória de Dona Militana permanecerá viva entre aqueles que a conheceram”, lembra o governador.

Jaime Calado, além de decretar luto oficial de três dias, divulgou nota em que destaca a importância da romanceira para a cultura do Rio Grande do Norte.

“A simplicidade e autenticidade foram as marcas dessa sãogonçalense que parte deixando um vazio na cultura do nosso Estado, mas deixa um grande legado. Com seu talento peculiar Dona Militana conseguiu elevar o nome de São Gonçalo, fazendo com que a Terra dos Mártires ficasse conhecida também como o local de nascimento e morte da maior Romanceira do Brasil. Apesar do sentimento de tristeza é com o coração cheio de orgulho que rendemos as nossas mais sinceras homenagens a esta mulher que se tornou o símbolo da cultura popular de São Gonçalo do Amarante e um dos ícones da cultura do país”, diz Jaime.

Militana morreu por  volta das 17h30, em casa, no bairro Santa Terezinha, localizado em São Gonçalo do Amarante. No dia 7 deste mês, ela foi internada após passar mal. Dois dias depois teve alta médica, mas desde então estava se alimentando através de uma sonda e sem falar. Apesar de debilitada a morte da romanceira pegou a família de surpresa. No início da noite o clima era de tristeza entre os familiares.

Atendendo a um pedido da família o corpo da romanceira será velado em casa, durante a  manhã deste domingo. Depois, o corpo será levado para o Teatro Municipal. A Fundação Cultural Dona Militana está organizando várias homenagens a partir das 11h, em seguida haverá uma celebração religiosa e o sepultamento às 14 no Cemitério Público Municipal de São Gonçalo.

Militana nasceu no sítio Oiteiros, na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros, em 19 de março de 1925. O dom do canto ela herdou do pai, Atanásio Salustino do Nascimento, uma figura folclórica de São Gonçalo, mestre dos Fandangos. Dona Militana gravou na memória os cantos executados pelo pai. São romances originários de uma cultura medieval e ibérica, que narram os feitos de bravos guerreiros e contam histórias de reis, princesas, duques e duquesas. Além de romances, Militana canta modinhas, coco, xácaras, moirão, toadas de boi, aboios e fandangos.

Ao descobrir a preciosidade dos cantos de Dona Militana, na década de 90, o folclorista Deífilo Gurgel deu uma grande contribuição à cultura brasileira e permitiu que o país inteiro conhecesse o talento da filha da cidade de São Gonçalo do Amarante. A romanceira chegou a gravar um CD triplo intitulado “Cantares”, lançado em São Paulo e Rio de Janeiro. Críticos e jornalistas de grandes jornais brasileiros se renderam aos encantos e a peculiaridade da voz de Dona Militana. Em setembro de 2005 aconteceu o momento mágico quando ela recebeu das mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Comenda Máxima da Cultura Popular, em Brasília.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas