terça-feira, 16 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Especialistas do SPC recomendam cautela ao financiar

- Publicidade -

Planejamento na hora de comprar   e cautela na hora de comprometer o orçamento estão entre as recomendações para quem pretende embarcar em um financiamento, dizem especialistas do Serviço de Proteção o Crédito (SPC Brasil). Eles orientam o consumidor a não comprometer mais do que 30% do orçamento líquido familiar com as parcelas, ou seja, 30% de tudo aquilo que sobra, depois de quitadas as despesas da família.

Se houver uma outra dívida, como por exemplo o parcelamento de um imóvel, é preciso encaixar os dois financiamentos dentro desses 30%.

Prestações

Outra recomendação é tentar reduzir ao máximo o número de prestações. “Se o valor não atingir o teto de 30% do seu orçamento líquido, é recomendável reduzir o número de parcelas. É que, de modo geral, quanto menor é o número de parcelas, menor também é o valor cobrado pelos juros”, explica ainda o SPC.

De acordo com o órgão, existem atualmente no mercado modalidades de financiamento de longuíssimo prazo, de até 84 parcelas, ou seja, sete anos, mas é preciso pensar bem antes de assinar um contrato como esse.

“Lembre-se que o carro, sobretudo o zero, é um bem que desvaloriza rapidamente e costuma gerar altos custos de manutenção depois do terceiro ano de uso. Assim, a recomendação é limitar o financiamento a 36 meses, no máximo”, orientam ainda os especialistas do SPC.

Pesquisa encomendada pelo portal Meu Bolso Feliz, uma iniciativa de Educação Financeira do SPC Brasil para estudar o uso das modalidades de crédito pelo consumidor, mostra que entre os brasileiros que atualmente têm um financiamento, 35% assinaram os papéis com o intuito de comprar um carro.

A compra do carro aparece em primeiro lugar na lista, ao passo que outros objetivos como reformar a casa ou pagar a faculdade aparecem no final da relação, com 4% e 3% das intenções, respectivamente.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas